quinta-feira, 13 de setembro de 2007

CRIMINALIDADE NO BRASIL: CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES

No dia 19 de agosto do corrente ano, o jornal O Globo, publicou o resultado de uma pesquisa sobre a criminalidade no Brasil. Observe os dados (com algumas considerações minhas):

1. Há uma média de 41 000 homicídios no Brasil, dos quais 36 000 são por armas de fogo. Comentário: O Estado precisa tirar a arma da mão daquele que não tem o direito de portá-la. Carecemos de uma campanha sobre o uso de arma de fogo análoga às que são feitas contra o cigarro. Perdemos o plebiscito? que pelo menos afirmemos que o uso de arma de fogo é um perigo.

2. Nos Estados Unidos para cada 100 mil habitantes, 739 estão presos. No Brasil esta estatística cai para 191. Comentário: No Brasil mata-se mais e pune-se menos.

3. Em geral, o brasileiro não aciona a polícia, por medo e descrença. Comentário: precisamos dar tudo para o policial (bons salários, treinamento, etc.) e exigir tudo. Penas severas deveriam ser aplicadas a agentes do poder público que traíram a confiança da sociedade.

4. Para cada 3 brasileiros 1 diz ter sido vítima de assalto, 58% não deixam filho sair à noite, 53% não andam sozinhos no seu próprio bairro depois que escurece, famílias acabam tomando a decisão de sair de bairros onde impera a violência, em razão da insegurança pública o valor dos imóveis despenca. Comentário: nosso maior desafio social está no campo da segurança pública. A garantia do direito à vida é o compromisso social prioritário do Estado democrático de direito.

5. Nos Estados Unidos 64% dos homicídios são esclarecidos, em São Paulo 12% e no Rio 2,7%. Comentário: o trabalho da polícia não pode ser avaliado tão somente pelo número de pessoas mortas em confronto e armas apreendidas, mas pela qualidade do seu trabalho preventivo, investigativo e serviço de inteligência. Tal número de crimes sem esclarecimento, serve de grande estímulo para que facínoras continuem a matar.

A reportagem ainda destaca o custo social da violência, o fato de que não há uma correlação absoluta entre pobreza e violência (o que concordo inteiramente e me leva a crer que, enquanto dermos um tratamento paternalista a este problema, continuaremos dizendo que a miséria explica o estupro acompanhado do esquartejamento e morte da moça adolescente, cuja vida foi interrompida por um marginal) e a verdade de que temos que aumentar o risco do criminoso (o crime não pode compensar).

Você que faz parte desta geração, composta por homens e mulheres que convivem pacificamente com tudo isto: você não sente vergonha não?

6 comentários:

  1. Pastor tenho lido com frequencia seu blog e também estou bastante incomodado com a situação do nosso país. Não vejo nenhum comentário no seu blog apesar da imensa relevância dos temas abordados. Será que a melhora deste quadro absurdo que vivemos não passa também pela educação. Não creio que a pobreza explique esta situação mas a falta de educação (escolar mesmo)tem grande influência na extrema violencia que vivemos. Mais (e melhor) polícia, mais presídios, menos impunidade me parece tratamento dos sintomas e não da doença que é falta de educação do nosso povo. Como professor acho que com mais formação nosso povo teria mais oportunidades de trabalho e sofreriam menos pressão para cairem na criminalidade.
    Um forte abraço e a paz de nosso senhor.
    Luiz Geolás Neto

    ResponderExcluir
  2. Caro Luiz, é fato fora de controvérsia que qualquer oferta de solução para o problema da violência, que não passe pela educação, não haverá de tratar deste mal social grave a partir da sua raiz. Por isso, o Rio de Paz está preparando um projeto de apadrinhamento de crianças pobres por parte de pessoas da classe média, a fim de que aquelas sejam mantidas na escola. Estamos desenvolvendo um projeto piloto com crianças da Cidade de Deus, aqui no Rio. São 40, que chegam de manhã, tomam café, almoçam e voltam para casa de banho tomado por volta das 17h30. O custo disto é de 60 reais por criança. Conclusão: se a classe média se mobilizar para este tipo de coisa, podemos sair deste estado de barbárie. Contudo, carecemos de soluções de curto prazo também. Hoje, para você ter uma idéia, 13 pessoas serão assassinadas no Rio, pois esta é a média diária da nossa cidade. E aqui, segundo as estatísticas, não é o pior lugar do Brasil

    ResponderExcluir
  3. Prezado Pastor Antônio Costa

    Há mais de 14 anos que estudo, organizo seminarios, conferências principalmente em assuntos como criminalidade urbana, violência, corrupção, combate á pirataria, crime organizado, impunidade, além de cursos gratuitos de formação de cidadãos para o pleno exercício da cidadania.

    Ja vi muitos movimentos nascerem, desenvolverem e depois se tornarem limitados ou somem do cenário. Tenho visto que os mesmos erros e procedimentos são cometidos: desorganização, falta de visibilidade, excesso de ego de alguns dos seus dirigentes e principalmente a dificuldade de ajudar e somar forças.

    Com o Rio de Paz eu mesmo ja tentei varias vezes entre outros: nâo há retorno na ligação, falta de atenção etc.

    Quer dizer, se fala da falta dade participação da sociedade, mas como ajudar se se ergue um muro diferencial e se cria dificuldades para se ajudar?

    Para se combater esse grande mal que é violência é importante a partcipação e união de todos, pois caso contrário será mais um movimento que perderá credito perante a sociedade (vide o exemplo cada vez menor de participantes nos movimentos e caminhadas - é fato).

    Bem, ja temos o 11º Seminário Brasileiro Sobre a Criminalidade e o Sistema Penal Brasileiro marcado para esse semestre dentro do Tribunal de Justiça - RJ. Muitas atividades contudentes serão realizadas.

    Logo me encontro á disposição de todos que desejam somar estrategicamente, pois há nesses 15 anos de luta, conhecimento de varios movimentos, vitimas e familiares, sei que isso virou um sacerdocio.É uma guerra que tem ser vencida com muita estratégia.

    Ubirajara chagas Favilla
    Diretor do Instituto Brasileiro de Direito e Criminologia - IBDC

    ucfavila4@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. nós só vamos conseguir vencer a criminalidade quando tivermos como trar=tar esses jovens que entrão nessa vida, poisquando eles saem da vida de crimes ninguem que aceita-los na sociedade!!
    a vida é feita de escolhas você deside qual caminho seguir.

    ResponderExcluir
  5. nossa e incrível eu não sabia qui tinha esse projeto mi quilim em belo horizonte e olha qui eu morava no bairro santa Efigênia a maior parte da minha vida e um bairro qui não tinha tanta crimilidade como esta agora mais esse projeto e só no santa Efigênia ? porque eu vejo tantas crianças na rua fazendo coisas triste de se ver ,e muito triste ver criança roubando matando e a gente sem poder fazer nada .outro dia eu vir dois meninos roubando em um super mercado depois eu perguntei a ele quantos anos eles tinha .11 anos eu fiquei boba e sentir pena daqueles meninos qui de criança não tem nada tiraram a vida daqueles meninos qui falavam como homens sem bondade sem medo da policia ? eu achei super legal esses policiais recolher esses meninos adolescente esses desobrigados e eles não desacatar os policiais e muito bom saber qui tem alguém para cuidar dessas crianças qui não tem ninguém por elas .esses policiais qui abriga esses meninos são seres humanos de grande coração de grande bondade porque eu já vir meninos correndo da policia e a policia a traz como se tivesse correndo a traz de homens de bandidos mais não pensa qui os bandidos estão ai soltos para rouba matar destruir uma família como nos ver todos os dias nos jornais ,esses meninos precisam e disso de um pouco de amor porque não passa de crianças e os pais não tiveram paciência para cuidar deles .amor e o qui esses meninos precisam para viver em paz ? porque agora os bandidos fazem as coisas erradas e quem pega a culpa e os de menores porque pra eles não pegam nada mais quando eles ficarem de maior a ficha deles já estão bastante grande.e os bandidaços mesmo fica de boa .tantos menores morrendo todos os dias a policia qui quando pega um de menor desse o cassete sem pena sem dor .mais revoltados eles ficam .esses policiais qui os menores respeita estão de parabéns só assim a violência para um pouco ,com policiais preparados parabéns valeu por vocês ver qui nem tudo esta perdido nossa essas crianças qui passa fome usa drogas fazem coisas absurdas .mais e só de passagem porque quando não mata morre tem crianças bonitas envolvidos nesse mundo sem volta esses qui tem a equipe da policia para afastar das ruas ainda tem esperanças deles mudarem e serem pessoas boas ? mais esses qui não tem a sorte de encontra uma equipe qui ajuda uma equipe de militares qui são humanos educados inteligente e de boa vontade de ser um militar e por essa equipe qui nos temos qui ter esperança qui essas crianças ainda vão ser pessoas educadas sair da rua e viver dignamente ,como gente .....

    ResponderExcluir