domingo, 9 de setembro de 2007

PARA UMA VIDA FRUTÍFERA - II

Aqui vai mais uma lista de princípios que julgo imprescindíveis para que vivamos uma vida que produza fruto. Sei que não dependemos de desempenho para sermos amados por Deus, contudo, viver de uma tal maneira que pessoas vivam melhor por meio da nossa vida, e, assim, o nome do nosso Deus seja glorificado, é algo desejável. Se não faz com que mereçamos o amor de Deus, é uma boa forma de expressarmos nossa gratidão pela obra da sua graça em nós. Vamos lá:

19. Viva como quem sabe que um dia haverá de prestar contas ao justo juiz do universo. Pense na chegada deste grande dia. Sua realidade é uma exigência da razão. É inconcebível que no fim da história não haja diferença entre ter vivido uma vida de serviço ao próximo e a Deus, e haver vivido uma vida imersa no egoísmo. A santidade de Deus exige que ocorra um dia o estabelecimento pleno da diferença entre ser justo e injusto. Tenha como meta da sua existência não chegar diante do trono da graça de mãos vazias.

20. Repila das suas atividades a intenção de viver para responder pessoas, despertando em seus corações inveja quanto à sua vida. Tem gente que se esgota no trabalho, faz o que Deus nunca pediu, matricula-se em cursos de que não carece, entre tantas outras iniciativas mais, tão somente, para mostrar para alguém ou para um certo grupo o seu valor como pessoa. Que desperdício! Deus não cobrará jamais de você o não haver correspondido às exigências dessa gente ou não ter vencido a competição da performance. O que ele pede de você e de mim é que vivamos para agradá-lo, mesmo que isto represente menos diplomas, igrejas abertas, dinheiro ganho e fama alcançada.

21. Tenha como dia perdido aquele em que você não buscou a face de Deus em oração e comunhão com a sua Palavra. A melhor parte da vida é estar na presença de Deus.

22. Separe um amigo com o qual você possa abrir o seu coração regularmente. Não administre, especialmente, suas tentações sozinho.

23. Creia que o novo pode se iniciar de um modo súbito e surpreendente em sua vida. Hoje, a graça de Deus pode vir sobre você e torná-lo um ser humano mais bonito. Nunca permita que a vida o leve a crer que as coisas cristalizaram de tal maneira na sua vida que não há mais esperança de transformação. Aqui vai uma dica: sempre que este sentimento de desesperança o acometer, saiba que é do inferno. O Espírito Santo nunca trabalha dando-nos a impressão que todas as portas estão irremediavelmente fechadas.

24. Viva o presente. Não permita que os remorsos, nostalgia e frustração referentes ao passado, ou, o medo e ansiedades referentes ao futuro, o impeçam de viver o presente.

25. Ame seus inimigos. Desenvolva a habilidade de transformar opositores em amigos.

26. Perdoe. Quando não perdoamos colocamos o objeto da nossa amargura dentro de um cárcere, sendo que o carcereiro somos nós.

Espero amanhã falar sobre os ardis do adversário de nossa alma.

Um comentário: