segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Folha Online - Mundo - Milhares vão às ruas no maior protesto em 20 anos em Mianmar - 24/09/2007


Folha Online - Mundo - Milhares vão às ruas no maior protesto em 20 anos em Mianmar - 24/09/2007





A minha pergunta é a seguinte diante deste episódio, no qual monges budistas vão às ruas para protestar contra o regime político opressor que reina em seu país: Onde estão os pastores brasileiros neste contexto de guerra civil no Brasil?

Permita-me oferecer algumas respostas:

1. Guerreando nas estrelas, trancados em quartos escuros, amarrando os espíritos malignos nos lugares celestiais. Orar é imprescindível, mas quando falta água no seu condomínio, você evangeliza o síndico, clama por avivamento e amarra o espírito da falta d'água, ou vai à reunião dos condôminos?

2. Assistindo o desenho animado do Pica Pau com os filhos às 10h da manhã e prontos para levá-los à escola ao meio-dia, enquanto os trabalhadores da sua igreja suam para sustentá-los.

3. Filosofando sobre o problema do mal, deixando de seguir o exemplo de Cristo que, em vez de divagar sobre o mal, tratava de extirpá-lo.

4. Participando de mais um seminário sobre marketing religioso.

5. Descansando, por estarem exaustos, estufados, com uma barriga enorme que têm de carregar em razão de tantos almoços e jantares inúteis de que participam com os membros mais ricos da igreja.

6. Organizando mais uma festa gospel para mostrar para a sociedade o quanto a igreja cresceu e como os crentes são alegres.

7. Conversando com seus amigos pastores sobre as últimas da vida dos demais pastores, procurando encontrar defeitos na vida destes a fim de poderem conviver bem com sua mediocridade.

8. Visitando uma nova agência de automóvel para trocar de carro, afinal de contas eles são filhos do rei e bobo é o crente que não gosta de dinheiro. O curioso é que pesquisa recente do IBGE comprova que os evangélicos brasileiros estão entre as camadas mais pobres da população. Abaixo dos espíritas. Que beleza de teologia esta que enriquece o pastor e empobrece o crente.

9. Preparando a próxima cantata de natal.

10. Dormindo, porque têm o costume de ir para cama tarde, já que não dormem sem assistir o Programa do Jô.

Se você tem mais respostas a oferecer, acrescente aqui a sua opinião.

Ps. Não nego que nesta nação existam pastores melhores do que eu, que ganham menos do que eu ganho, que exercem seus ministérios em circunstâncias bem menos favoráveis do que as minhas e que apesar de tudo fazem mais do que faço. Tem muita gente boa neste país. O fato é que há muitos que se perderam. Sentem um estranho ressentimento pelo fato da vida lhes haver negado o sucesso que tanto queriam alcançar. Fazem teologia em torno das suas crises existenciais, num estado de absoluta incapacidade de deixarem a Bíblia falar e não os seus corações adoecidos. Homens que permanecem em silêncio num contexto em que uma nação sangra.

3 comentários:

  1. Excelente!
    Deus continue lhe abençoando!
    Rev Anderson José - Angra

    ResponderExcluir
  2. Puxa, por isso seus cultos estão sempre cheios!
    Após o meu longo afastamento da igreja, o meu retorno se deve ao fato de conhecer um pastor que tem compromisso com que se passa ao seu redor. A busca da justiça tinha que ser prioridade número 1 de todas as igrejas.

    ResponderExcluir
  3. estou de pleno acordo com SR pr Antonio pois muitas igrejas tem olhos mas não vêem e tem boca e não falam tem certeza que sr Nosso DEUS a te nós abençoa

    ResponderExcluir