quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

CARTA PARA O MEU AMIGO JORNALISTA

Aqui vai resposta que acabei de dar através do Globo online ao apoio do jornalista Jorge Antonio Barros ao manifesto do Rio de Paz:

Jorge, esse seu apoio era o que nós do Rio de Paz esperávamos de você. Sabemos que seu envolvimento com esta causa resulta dos valores que norteiam a sua vida, muitas vezes levando-o até mesmo às lágrimas, como já pude testemunhar.
Não acredito que seja possível um real envolvimento com a causa da vida sem que haja uma harmonia entre mente e coração. Só damos a vida por aquilo que atingiu nossa alma por inteiro.
Esse manifesto é fruto de dois sentimentos: O primeiro é a vergonha de vermos a nossa geração perder a batalha contra o crime. Na verdade, a pior espécie de derrota: a que é sofrida sem ao menos haver ocorrido luta e resistência. Eu mesmo confesso que tenho vergonha de ter permanecido tanto tempo calado. Às vezes olho para trás e me pergunto: "Como pude?" Não, a nossa geração não vai se calar mais.
O segundo sentimento é a compaixão. O ano passado foi o ano do contato com essa desgraça da letalidade no nosso estado. O ano do encontro com os parentes de vítimas do crime.

A dor dessa gente é incomensurável. Eu vi uma mãe dizer que há onze anos espera todos os dias que o filho assassinado apareça pela porta da sala. Ouvi o Santiago (pai da Gabriela, morta em 2003 no metrô da Tijuca) dizer que engana-se quem pensa que o tempo nos faz esquecer a perda de um filho: "para mim a morte da Gabriela parece que ocorreu ontem". Viver representa um desafio para todos nós, mortais, que vivem uma vida dura, curta e incerta. Imagine o que é viver carregando no peito a dor da perda de um filho assassinado?
Por isto o manifesto. Estamos nos levantando, arrependidos e com lágrimas de misericórdia pelos que sofrem, para dizer que estamos fartos de sangue e que a vida humana no Brasil não pode continuar sendo banalizada. O pacto social tem que ser cumprido no seu ítem mais essencial: o direito à vida.
Antônio Carlos Costa
Presidente do Rio de Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário