segunda-feira, 2 de julho de 2007

NOTÍCIAS DE SÃO PAULO


Encontro-me ainda em São Paulo. Infelizmente não tive tempo nem forças para atualizar o blog. Neste momento procuro recuperar as forças física e espiritual a fim de continuar erguendo a voz contra o absurdo da violência. Os lábios estão rachados do frio de Belo Horizonte e São Paulo, e, o rosto queimado do sol da praia de Copacabana.

O coração encontra-se firme. Ninguém é capaz de me convencer que é razoável e humano permanecer calado numa situação tão grave como a nossa. Confesso que quanto mais tento fazer algo e procuro entender a situação, mais fico chocado com a escuridão em que se encontra o mundo. As análises que alguns fazem da situação são impressionantemente simplistas, longe de tocarem no âmago da questão. Penso que chegou a hora de discutirmos também o quanto o espírito do brasileiro, o ser brasileiro ou a cultura brasileira estão por trás dos nossos infortúnios.

As preocupações com o turismo do Rio de Janeiro deixam-me estupefato. Pessoas estão afirmando que o que fazemos é ruim para a imagem do Rio de Janeiro. Não há nada que possa favorecer mais o turismo do Rio de Janeiro do que a luta contra a morte. Em várias partes do mundo estão sendo feitas reportagens sobre o Rio que põe à mostra toda nosso horror urbano. Uma amiga de Bruxelas (que viu na Bélgica uma reportagem especial sobre o Rio) disse-me que não sabe como conseguimos suportar tudo isto.

Sou daqueles cariocas que quando chegam de viagem no aeroporto Santos Dumont, agradecem a Deus por morar nesta cidade. Não tenho palavras para descrever o que sinto com a visão da Baía de Guanabara e a imagem imponente das nossas montanhas ao fundo. Porém, amo mais a verdade do que o Rio de Janeiro. E, em nome da verdade e do amor, ergo minha voz e clamo: 2 400 assassinatos em 6 meses é obsceno. Não há nada melhor para a imagem do Rio de Janeiro e para sua saudável influência na vida nacional do que mostrarmos que somos uma sociedade que se importa com o próximo.

Bom, é um mundo de coisa a pensar, falar e fazer. Espero com calma expressar minhas impressões sobre tudo o que houve nesses últimos dias. Um abraço a todos. Obrigado pelas orações e o apoio que recebemos em todas as cidades por onde passamos.

4 comentários:

  1. Olá Antonio Carlos...

    Primeiro gostaria de agradecer e parabenizá-lo por sua atitute, em vir aqui a São Paulo e realizar este ato de "amor ao próximo", de alerta as autoridades e também a população.

    Me impressionou a força de vontade sua, do Pierre e do outro rapaz, que me deculpe, mas me fugiu o nome. Mas nunca esquecerei de seus rostos.

    Rostos de quem luta por um país mais seguro, um país onde possamos andar nas ruas com tranquilidade, com segurança.

    Como conversamos ontem, também fiquei chocado com a pouca mobilização da população daqui de São Paulo em relação ao protesto.

    Me parece que aqui alguém só participa de atos assim, quando acontece algo com uma pessoa próxima, amigo, familiar...

    Mais uma vez, parabéns!!! E pode contar comigo e minha esposa, Lilith Eliane, para outras manifestações que tiver por aqui.

    Um grande Abraço

    www.atequandobrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Mais de 10.000 assassinatos em apenas 4 estados no semestre e ainda se preocupam com a repercussão da verdade? Não era para se preocupar com a solução do problema? É muita hipocrisia.
    Você e Pierre estão de parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Oi Antonio,

    Assim como o Marcio, venho parabenizá-lo pelas ações que você e todo o pessoal do Rio de Paz organizaram.

    Você disse que ficou emocionado por termos ficado lá até o final... saliento que fomos nós que ficamos emocionados pela sua garra, dedicação e preocupação com o futuro que iremos ter daqui prá frente, com tanta violência.

    Estendo minha admiração e carinho ao Pierre e ao outro rapaz (mil desculpas, mas também esqueci o nome)que mesmo cansados, estavam firmes num mesmo propósito!

    Lendo as notícias sobre o Bosque da Lamentação, me deu uma grande felicidade, pois percebi o quanto tudo isso é importante prá vocês: o reconhecimento e o apoio da mídia.

    Ratifico a mensagem do Marcio: pode contar conosco!!!

    Abraços carinhosos,

    Até quando, Brasil?

    ResponderExcluir
  4. Olá Marcio e Lilith !

    A alegria foi toda nossa em conhecer vocês dois ,este casal maravilhoso que nos deu todo apoio e palavras amigas que precisavamos para enfrentar esta maratona em Sampa!
    Como tambem não esqueceremos toda esta disposição em vocês ficar até a ultima muda ser retirada ....

    Essa força e vontade de avançar em territorio novos que você descreve ter visto no local , só existe porque temos atrás de nós uma equipe fantastica e incansavel , que trabalha duro para que tudo isso se realiza .

    Não se preocupa com a pouca mobilização , não é um problema de Sampa , mas de todo o Brasil , o povo já recuou tanto , se entrincheirou tanto , que parece ter perdido as esperanças e que é ainda possivel sonhar ....mas pessoas como vocês e tantos outros que encontramos no caminho dos manifestos nos dão a certeza que as coisas podem e vão mudar !
    Saõ Paulo pela Paz nasceu , pode ter certeza .
    Lembramos com saudade de cada rostos , de todos aqueles que como vocês nos ajudarem no dia do protesto ......

    Grande abraços a todos

    Pierre.

    ps : o outro rapaz é o Lobão ....grande Lobão !!!

    ResponderExcluir