quinta-feira, 24 de maio de 2007

Dor e Espanto


Um dos meus grandes prazeres nesse ano de 2007 tem sido escrever para o blog. O número de visitantes, oriundos de vários continentes, como também de leitores assíduos que freqüentemente retornam ao blog, alegram o meu coração. Contudo, nesses últimos dias não consegui atualizar as mensagens, especilamente o término dos textos sobre o jurista italiano Cesare Beccaria.

Os motivos para esta dificuldade de enviar novas mensagens têm a ver com o momento de vida que estou passando. Estou com minha mãe hospitalizada há catorze dias, sendo que pelo menos três deles no CTI do Centrocárdio de Niterói. Não tem sido fácil. Meu amor por ela é por demais especial. Tenho orado ao meu Deus para que na sua infinita misericórdia me dê mais alguns anos ao seu lado para que eu possa retribuir o imenso amor que ela sempre manifestou pela minha vida.

Na semana passada caí de cama. Encontrei-me na minha crise anual de sinusite, associada desta vez à algum problema estomacal ou intestinal que me roubaram as forças. Que dificuldade lidar com a quase impossibilidade de trabalhar por falta de força ou algum desconforto físico. Em meio a tudo isto, tive que fazer uma viagem para a cidade de Anápolis no Estado de Goiás a fim de pregar o evangelho no aniversário de uma igreja.

Neste momento encontro-me de malas prontas a fim de me dirigir para o Ceará de onde retornarei no sábado. Prego duas vezes no domingo na minha igreja, já com uma possível reunião do conselho da igreja agendada. Na terça vou para Campinas a fim de gravar um programa de televisão. No mesmo dia parto para Brasília. Ali, realizaremos mais um protesto. O maior de todos. Agora, não mais contando apenas o número de assassinatos do Rio de Janeiro, mas do Brasil todo. Este evento tem ocupado grande parte da minha energia mental e emocional. Tratar de cada detalhe. Sair em busca de dados sobre a violência no nosso país num contexto onde não há interesse em se divulgar os fatos. Fora, o anelo de no abrir da minha boca falar o que um profeta do tempos bíblicos falaria se estivesse no meu lugar

Minha perplexidade é constante com a raça humana. Hoje vi no New York Times as fotos dos soldados americanos feridos na guerra do Iraque. Os escândalos recentos no nosso país me chocam. Como esses homens podem conviver sem crise com sua consciência, sabendo que milhares de brasileiros para ganhar honestamente o que aqueles ganham numa negociata, teriam que viver 100 vidas? E a ponte do nada para o lugar nenhum que fotografaram no Maranhão? Hoje vi as fotos de alguns dos nossos políticos numa revista. Velhos, perto da morte, sem se aperceberem do seu fim. O jornal da Globo dessa noite critica severamente os baderneiros que fizeram a pior forma de protesto que existe - aquela que não vem acompanhada do respeito à lei e que traz prejuízo à maioria da população. Temo que esta coisa se alastre se não agirmos logo. Temo algo fascista, maligno, anárquico que surja no cenário nacional como resposta impensada aos escândalos de corrupção de nosso país nesse cenário de impunidade chocante.

Apesar de tudo, estou feliz com o meu Deus. Nunca o cristianismo me fascinou tanto. Estou terminando de ler mais um livro do Jonathan Edwards que usarei na minha tese de doutorado: "The End for wich God Created the World". Que obra prima! Que Deus é revelado nessa obra! Um Deus perfeito em todos os seus atributos que, criou todos as coisas para a glória do seu nome, pelo simples fato de não haver na vida nenhum alvo mais excelso do que esse. O nosso Deus se deleita nas suas perfeições. Sendo assim, de igual modo ele se deleita em tudo o que revela suas excelências, porque ele se deleita em si mesmo nelas. Para o homem isto seria narcisismo, mas não para Deus. Ele é amável, por isso feliz, pois é tudo o que gostaria de ser. Acima de tudo ele é amável (digno de ser cultuado por nós) porque é "santo, santo, santo". Nele o poder infinito e a autoridade soberana estão atrelados ao amor e a doçura de coração. Ele é justo, benigno, perdoador, leal - "de maneira nenhuma Ele pode negar-se a si mesmo". A Ele a glória e o louvor pelos séculos dos séculos.

Como diz Jonathan Edwards, após a leitura de I Timóteo 1:17: "Quão excelente é esse Deus e, como eu seria feliz se fosse absorvido por ele e vivesse para amá-lo". Bom, como você pode ver, é a contemplação da majestade de Deus que, acima de tudo, nos consola nas lutas. Bendito o dia que conheci o Senhor Jesus.

5 comentários:

  1. Antonio Carlos aqui é a Andréa do Movimento Gabriela Sou da Paz. Sempre que posso entro em seu site e em seu blog. Acho você um ser humano iluminado. Fiquei feliz em saber que em Brasília vc vai ampliar o protesto abrangendo todo o país. Isso é ótimo !!! Meu profundo respeito e admiração.

    ResponderExcluir
  2. Puxa, que a sua mãe tenha logo uma melhora. Essa semana o assisti no Palavra Plena e percebi seu ar mais cansado…
    Estive no culto de domingo e foi uma pena que não estivesse lá, pois levei uma amiga da Bélgica que gostaria de tê-la apresentado.
    Fico aqui na torcida para o sucesso da manifestação na certeza que será impactante. Pena não poder ajudar dessa vez.
    Qto aos políticos corrutos, que o povo acorde e valorize mais o voto nas eleições.

    ResponderExcluir
  3. Pr. Antonio Carlos, estou orando pedindo a Deus que restaure a saúde da sua mãe e também a sua, dando-te cada dia mais o vigor necessário para realizar obra que Ele lhe tem confiado e que tens feito com tanta fidelidade e paixão.

    Da sempre admiradora do seu ministério:
    Umbelina Rodrigues (Campina Grande-PB)

    ResponderExcluir
  4. Meu caro, estimo melhoras para sua Mãe, e que o Senhor Deus conforte seu coração....Vejo sua luta como um valente que sai a guerrear com um gigante. Creio que o Senhor Deus é contigo, pois tens ido propagar a sua Palavra. Peço a Deus que continue a cobrir-te com seu manto e não permita que tu venha a desfalecer.........Tua luta é nossa luta.
    Nosso Estado(federal, estadual e municipal) esta tomado pela corrupção, fato que não é novidade para mais ninguem, mas o que mais vemos hoje e tem sido a causa do aumento da violencia é a IMPUNIDADE(Creio plenamente que o aumento da violencia é proporcional a IMPUNIDADE).
    Só consiguiremos mudar este quadro através das manifestações que tragam consciência a sociedade. Vc deu este 1º passo e espero(em Deus) que surjam mais e mais bandeiras como a sua, seremos um icone para o mundo, através da luta pacifica e o nome de Deus sera exaltado.

    ResponderExcluir
  5. Conheci um pouquinho do seu blog hoje justamente por causa da Andréa que acabou de deixar um recado pra vc!
    Tenho certeza, tudo dará certo com sua mãe e você poderá tê-la por muito tempo ainda!
    Quanto a manifestação, não tenho dúvidas que será um sucesso e estarei em Brasília semana que vem toda e com certeza vou estar presente!
    Como disse minha amiga Andréa: "Meu profundo respeito e admiração"!
    Bjs e sempre boa sorte,
    Cleyde Prado Maia - mãe Gabriela

    ResponderExcluir