terça-feira, 8 de julho de 2008

O CHORO NO CARRO

Sábado passado fui acometido por uma crise de choro enquanto dirigia o meu carro. Naquele dia eu havia participado em Ipanema do protesto em razão do assassinato do jovem Daniel Duque. Pensei em tudo o que meus olhos têm visto. Quanto desespero de tantas famílias! Uma sociedade desnorteada. Mas, não sabia que o pior estava por vir.

Ontem pela manhã, eu ouvi pela internet o depoimento do Paulo Roberto, taxista, cujo filho foi morto com um tiro na cabeça, neste final de semana, no bairro da Tijuca, numa ação impressionantemente desastrada de policiais militares. Decidi ir para o hospital onde a família se encontrava para lhes falar sobre o amor de Deus. O que vi e ouvi, ontem, naquele hospital, fixou-se na minha memória para sempre.

Pude conversar longamente com o pai. Ele falou-me do dinheiro que levantara para a festinha de aniversário do filho. Chorou, chorou e chorou. Lembrou-se do protesto dos balões vermelhos na praia de Copacabana e disse algo análogo ao que já havia ouvido em outra ocasião, através do lábios de um avô que perdera a neta de 12 anos vítima de bala perdida. Em lágrimas o Paulo Roberto falou: "o meu filho foi mais uma bola". Confesso, que eu mesmo que realizei o protesto, ao ver aqueles balões, em alguns momentos, não fui capaz de acreditar que tanta gente estava para morrer. Mas, não realizamos o protesto com base em chute. É estatística. Morte anunciada. Profecia baseada em ciência. E, de lá para cá, é morte, morte e mais morte. A mãe, a quem procurei para levar uma palavra de consolação, disse que as últimas palavras que ouviu do filho dentro do carro foram: "Por que mamãe, por que mamãe?" Era a pergunta de um criança de 3 anos que, não podia entender os apelos de uma mãe aflita, a suplicar para que o filho se agachasse, a fim de salvar a sua vida.

Um pedido foi feito para que parentes, amigos e eu nos dirigíssemos para uma sala a fim de fazer uma prece. Era justamente o local onde estava o corpo do menino João Roberto que, num estado de completa inconsciência, ainda era capaz de respirar. Ao nosso olhos era uma criança dormindo. A pela lisa, o cabelo despenteado, o olho fechado. A avó rompe o silêncio e diz: "Ele está cheio de fios no seu corpo, vejam". A mãe aos prantos. O pai a dizer: "eu te amo meu filho, eu te amo". E lançou-se sobre o corpo inerte do filho.

Tomei fôlego. Pedi a palavra. E falei que era servo de Jesus, com quem tenho andado desde os meus 20 anos de idade. Disse para todos que o reino dos céus é dos pequeninos, pois Cristo disse assim na sua palavra: Deixai vir a mim os pequeninos e não os embaraceis, pois dos tais é o reino de Deus". Afirmei que quem disse isso ressuscitou numa madrugada de domingo, não pode mentir e que ao apresentar essa promessa aos homens, estava a nos ensinar, em nome do Pai que, não havia ninguém naquele CTI que amasse mais o pequeno João Roberto do que o seu Criador. Não há outra coisa a falar numa hora como essa. Um das provas de que o cristianismo é a verdade reside no fato de que ele tem a nos oferecer a mais alta consolação para a mais alta tragédia.

Liguei ontem à noite, em meio a minha tristeza e perplexidade, para um dos assessores mais próximos do governador. Disse-lhe que a população que apoiava a política de confronto está começando a perceber que ela não tem feito diminuir o número de homicídios e tem representado a morte de vidas inocentes. O povo pode se voltar contra o governo. Mas, disse-lhe: " o povo precisa do governo" , portanto, precisamos nos unir para enfrentarmos o poder da perversidade no nosso estado.

Hoje à tarde estarei no Palácio Guanabara a fim de cooperar com o governo de cuja política de segurança pública discordo. Mas que é o governo do meu estado, governo que pode mudar. Mudar a fim de que numa parceira histórica com o todo da população possa dar um fim aos assassinatos de milhares, entre os quais, os muitos Jãozinhos.

13 comentários:

  1. Gostaria de saber se nesse "choro no carro" há compromisso, responsabilidade, VERDADE...

    Acho difícil acreditar em alguém que não passa credibilidade...muito bonitas suas palavras mas suas ações são tão piores quanto aos que critica, aparecer na TV é mais importante, você será cobrado um dia!!!

    ResponderExcluir
  2. Meu querido e amado pastor,voce não pode imaginar a saudade e a falta que voce e essa igreja nos faz,pela graça do senhor depois de algum tempo procurando e orando encontramos uma igreja onde a palavra é pregada como ai.Em breve faremos uma surpresa por ai.amamos muito vcs,manda um beijo e a paz para todos os nossos amados da igreja ,por favor.E quanto ao Rio de Paz vemos como Deus é realmente maravilhoso,quando ele esta na frente tudo acontece e as portas se abrem,o que precisarem da gente por aqui podem ligar.

    ResponderExcluir
  3. Prezada Aletheia,

    Suas palavras não fazem o menor sentido. Conheço o Antônio Carlos e sei da sua integridade. Afirmo que Antônio não precisa de holofotes, nem tampouco ele está a procura disso. Tenho o acompanhado desde o inicio do Rio de Paz e testemunhado o quão sério tem sido o seu trabalho.

    repudio suas palavras descordadndo plenamente de suas afirmações.

    Renato Vargens

    ResponderExcluir
  4. Antônio,

    Compartilho de sua dor. Meu amigo continue contanto comigo.

    Um grande abraço,

    Renato Vargens

    ResponderExcluir
  5. Amado Antônio,
    tenho o privilégio de ter tido contato contigo todos os domingos, a pelo menos três anos. Sei que as pessoas são livres para falarem o que elas quiserem, por isso também quero expressar o que penso sobre você.
    Penso que minha vida realmente não seria a mesma sem aquele dia que entrei naquela igreja e te conheci. Conheci um pastor que me passou SERIEDADE e SENSATEZ. De lá pra cá, pude perceber o seu COMPROMISSO coerente com VERDADE, fato baseado em atitudes e exposições bíblicas legítimas e diretas repletas de fervor, dedicação e fidelidade ao nosso Deus. Penso que a sua RESPONSABILIDADE realmente é grande, pois você nos acostumou com vitórias no Rio de Paz, a ponto de se encontrar com o Governador e o Vice-Presidente da República.
    Antônio, confio plenamente na soberania de Deus, e para mim é muito claro que Ele tem te usado largamente de forma direta e indireta ao influenciar outras pessoas, como eu. Saiba que eu tenho um enorme carinho por você e que você tem o apoio deste que te fala, assim como da sua igreja, de milhares de pessoas de outras igrejas e da sociedade de um modo geral. Continue firme no seu propósito e aos pés do Senhor, ouvindo apenas o que Ele diz.
    Nós precisamos também de você.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. *há pelo menos (correção)

    ResponderExcluir
  7. Por favor, entreguem um GPS para a Sra. Aletheia, prefiro imaginar que ela esteja perdida frente ao lamentável teor dos seus cometários.
    Amado Pastor Antônio, siga em frente tendo sempre o nosso Senhor Jesus como referência para as suas ações. Pregue a este povo que precisa de DEUS.


    São Paulo/SP

    ResponderExcluir
  8. Rev. Antônio Carlos, tenho a muito tempo acompanhado o seu ministério, através do Palavra Plena e também através do site. Quero que saiba que durante esse tempo todo tenho sido e estou sendo grandemente abençoado, experimentando através do seu ministério um grande crescimento espiritual, louvado seja o nome do Senhor Jesus por isso!
    Espero muito um dia poder conhecê-lo pessoalmente afim de expressar todo o meu carinho e admiriação pela sua pessoa.
    Amado pastor, siga em frente e que Deus continue abençoando a sua vida e sua família!
    A Paz de Cristo!
    Claudio Roberto.

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de todo o coração que a pessoa que escreveu palavras tão duras, pudesse me ajudar a saber o que posso fazer para ser um homem melhor. Todos os dias sou humilhado pelas minhas fraquezas, e, isso, perante um Deus santo e amável, digno da entrega completa da minha vida a ele. Não tenho desejo maior na vida do que ser confrontado pela verdade que liberta. Enquanto minha vida estiver ancorada no amor sem limites de Deus, não temerei conhecer as tristes verdades sobre a minha vida. Faço o que faço por motivos de consciência. Se tivesse que esperar perfeição moral e espiritual para agir, jamais sairia de casa. Nem por isso julgo que devo ser mau porque Deus é bom.

    ResponderExcluir
  10. Sra. Aletheia,

    Infelizmente a senhora não conhece o pastor Antônio, pois se o conhecesse, como nós (IPBarra), não diria tais coisas.
    O pastor Antônio é um homem íntegro, compromissado com a VERDADE. Um homem que vive o que prega. Tem um profundo amor pelas Escrituras. E é por isso que sou sua ovelha.
    Ao dizer estas palavras a senhora ofende toda uma comunidade que o ama profundamente.

    ResponderExcluir
  11. Digníssima sra. Aletheia :
    Procure se informar melhor a respeito do Pastor Antonio, dessa forma, chegará a conclusão de que cometera uma grande injustiça em relação a esse homem de Deus,e principalmente, passará a se enganjar na luta que não é somente dele,mas, de toda a sociedade.

    ResponderExcluir
  12. sou policial civil, 34 anos,casado, tijucano,pai da rafaela que faz um ano amanhã, protestante, reformado, presbiteriano e a angústia que me domina a mim que vejo as coisas de dentro é desoladora... há alguns dias tenho entrado em igrejas católicas (pela acústica e quietude) para clamar ao Deus dos Céus por um caminho... quero de alguma forma me alistar neste bom combate para que possa completar essa insana carreira olhando para o alto...
    meu email é pretongo@yahoo.com.br e gostaria de falar contigo, pastor. algo pessoal. necessidades de capelania mesmo, cuidado. se possível deixe seu e-mail...

    alessandro paes

    ResponderExcluir
  13. Caríssimo Rev Antônio, desnecessário dizer da grande admiração que tenho por teu trabalho e não menos pelo caráter e intelecto distintos!
    Sobre o telefonema, não me resta outra coisa senão lamentar que alguém possa exibir em palavras, tamanha vileza e, ainda por cima, valer-se de pseudônimo e usar, de forma espúria, de falsa identidade.
    Estamos todos mui saudosos e certamente, nosso "homem interior" foi deveras fortalecido quando da sua permanência em nosso meio!
    Reitero, uma vez mais, não poucos votos de encorajamento nessa desgastante tarefa!
    Em Cristo,
    Einstein Arruda

    ResponderExcluir