segunda-feira, 14 de julho de 2008

BANCO DE HORAS

ATENDIMENTO SOLIDÁRIO A FAMILIARES DE VÍTIMAS DE HOMICÍDIO

Sabemos que o Estado, universidades e igrejas prestam preciosos serviços a pessoas carentes. A Defensoria Pública, indispensável à garantia de acesso ao Judiciário, é responsável pelo acompanhamento de milhares de causas a cada ano. Mas a tragédia da violência é maior do que a estrutura existente, mais exigente do que os horários disponíveis e a agilidade possível.

Portanto, complementando serviços semelhantes já existentes, durante o ano de 2008 algumas famílias vitimadas pela morte, que estão sob a atenção do Rio de Paz, foram encaminhadas a psicólogos e advogados amigos, para que obtivessem serviços indispensáveis ao momento de forma solidária. A disponibilidade aberta consiste na responsabilidade social que assumem, realizando relevante trabalho a favor de pessoas extremamente vulneráveis.

Mas temos constatado que o volume de casos continua aumentando, e vem exigindo a montagem de uma estrutura ágil para organizar e operacionalizar os dois serviços, cuja prestação cabe a profissionais bem diferentes. Há necessidade de descentralização geográfica, ainda que os trabalhos fiquem restritos apenas ao município do Rio de Janeiro, por incapacidade de expansão até o momento.

Temos procurado conversar com vários profissionais e queremos construir um banco de horas doadas por psicólogos e psiquiatras voluntários; e um núcleo de coordenação de advogados que aceitem uma causa pro bono. O Rio de Paz deseja manter-se como ponte entre as vítimas e os dois núcleos de organização, de forma a prosseguir com a seleção de casos e de profissionais, garantir o fluxo dos casos, a agilidade no encaminhamento, a comunicação entre os profissionais, respeitando a diversidade de orientação e a autonomia em suas práticas.

Também pretendemos entrar em contato com os escritórios universitários operados por professores e estudantes, institutos e hospitais, absorvendo experiências, observando metodologias e descentralizando os atendimentos.

Os beneficiários de nossos serviços serão familiares de vítimas de homicídio: pais, filhos, cônjuges e companheiros, irmãos, avós. Pessoas sob grande tensão e dor, que precisam de atenção, cuidados e proteção imediatos.

Os locais de atendimento serão propostos pelos profissionais, entre consultórios, escritórios, universidades, hospitais e outros que se tornem disponíveis.

O Rio de Paz está cadastrando os serviços oferecidos por meio do site www.riodepaz.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário