quarta-feira, 22 de agosto de 2007

FOGO NO CORAÇÃO


Queridos amigos e irmãos, sei que sumi desde sábado. Não é falta de interesse pelo blog, posso lhes garantir. O retorno que tenho recebido de tantas partes do Brasil enche-me o coração de alegria. É que os últimos dias não foram fáceis. Sábado redigi meu sermão e estudei meu texto. Domingo preguei quantro vezes. Duas na minha igreja e duas na Igreja Batista da Trindade em São Gonçalo. E, ainda participei de uma reunião do conselho da igreja. Na segunda, orei de manhã e trabalhei tarde e noite. Participei de uma reunião histórica, no Projeto Água da Vida em Niterói: nasceu o comitê evangélico de combante à violência. Estaremos a partir de agora nos reunindo regularmente e tratando de romper o nosso silêncio, tão contrário ao espírito profético da Palavra de Deus, que nos estimula a sempre erguermos a voz em favor da vida, oferecendo nossa garganta para que Deus fale através da sua igreja. À noite, participei da reunião de organIzação do fórum que será realizado pela ONU e o Rio de Paz, sobre o tema: "Violência, Participação Popular e Defesa dos Direitos Humanos.

Ontem, tive uma reunião com um dirigente de uma instituição americana interessada em investir na formação de seminários teológicos no Brasil. Se tudo der certo, receberemos investimento que poderá nos levar na direção do sonho de oferecermos o melhor ensino teológico da América Latina. E, isto bem no coração do Rio de Janeiro. Investir em seminário é importante pelos seguintes motivos: bons seminários produzem pela graça de Deus bons ministros, bons ministros geram igrejas saudáveis, igrejas saudáveis formam bons cristãos, bons cristãos são sempre bons cidadãos, bons cidadãos podem transformar um país.

No período da tarde tivemos uma reunião com a nossa equipe de pastores, contando com a presença de quatro pastores pentecostais que encheram nosso coração de alegria. Não sei se existe coisa que mais me faça rir (digo isto de um modo positivo) do que o humor pentecostal. O dialeto me faz gargalhar, as histórias do que acontece nas reuniões, me tiram o fôlego. Mas não foi só isto. Oramos, falamos sobre nossa fé e debatemos durante um longo tempo sobre a seguinte questão: que conselho dar a alguém que para não ter seus direitos como cidadão violados numa cadeia, tenciona dar propina para a polícia a fim de receber proteção(sabemos que presos são estuprados; têm que viver em celas sujas, superlotadas, cuja temperatura chega aos 50 graus celsius no verão; contraíndo doenças; entre outros males mais. Ora, a lei não prescreve este tipo de punição)? Por fim, preguei no culto que realizamos toda terça-feira às 20h. Fiz uma exposição bíblica sobre parte do capítulo primeiro da carta de Paulo aos colossenses. Que texto glorioso! "Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor".

Agora, pude finalmente sentar e escrever alguma coisa. Mas já me preparando para sair. Tenho que alugar uma roupa já que serei padrinho de um casamento, preciso cumprir o compromisso que assumi com meu filho mais novo, botafoguense, que quer assistir Botafogo e Corinthias hoje à noite no Maracanã. Pelo menos já encontrei tempo hoje para orar e provar daquela renovação de alma que a graça de Deus produz. Que glória este oceano de poder, benevolência e sabedoria que temos na "graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo".

Outro dia alguém me falou de pastores que estão correndo muito, mas com a chama apagada. O que adianta um atleta correr para acendar a pira olímpica se a chama que ele carrega já se apagou? Ele pode correr o máximo, mas não acenderá nada. Assim também, ocorre na vida daquele que tem a sensação de que está salvando a humanidade, fazendo o trabalho mais relevante do mundo, andando para cima e para baixo e que, contudo, perdeu a chama e por isso não consegue botar fogo no coração de ninguém. Que sejamos ativos, mas que não percamos a alma no processo.

Um comentário: