quinta-feira, 9 de agosto de 2007

COMIDA RUIM


Hoje eu não estou num dos meus melhores dias. Desde ontem à noite estou sofrendo de uma infecção intestinal. Nesta madrugada foi vômito, diarréia e fraqueza, que culminaram no cancelamento dos importantes compromissos do dia de hoje.

Vacilo meu. Há coisa de dois anos tive o mesmo problema após haver almoçado num restaurante da cidade. Você acredita que eu voltei ao mesmo estabelecimento, pedi o mesmo prato e agora estou aqui em casa sem força para andar?

Permita-me fazer uma metáfora bastante simples deste "episódio gastronômico" da minha vida. Em muitas ocasiões, ocorre de nós passarmos por uma experiência de infecção espiritual, após havermos mantido contato com idéias ou doutrinas que infectam o coração. Este alimento infectado costuma ser servido por instituições ou pessoas que não têm preocupação com a pureza do que está sendo ensinado. Em alguns casos, admito, estes mestres não calculam o efeito deletério do que estão ensinando.

Um dos primeiros sintomas desta infecção causada por alimento espiritual contaminado é a completa falta de desejo de comer a boa comida da alma novamente, e, não apenas isto, a alma não consegue reter nenhum alimento espiritual verdadeiro (esta é a minha experiência agora, não me fale de peixe, e até o creme cracker que comi esta madrugada não caiu bem). Tudo causa uma espécie de náusea espiritual e vontade de expelir a verdade, tão necessária para o fortalecimento da vida espiritual.

É sempre bom submetermos nossa vida a um auto-exame espiritual. Por isso, gostaria que você respondesse a algumas perguntas referentes a esta gastronomia do espírito: Qual doutrina você ingeriu e que hoje é a causa da fraqueza da sua vida espiritual e todo o seu estado de apatia? Por que você não se alimenta mais da verdade? Por qual motivo a pura doutrina bíblica lhe causa enjôo? Em que lugar você ouviu aquilo que envenenou sua alma? Você antes era melhor, e, agora, parece haver conhecido algo que ao invés de aproximá-lo de Deus o tornou mais distante ainda do Seu Criador. Que doutrina é esta que não aumentou seu apreço por Deus, não o levou a amar mais o seu próximo e o distanciou do cristianismo puro e simples? O que você pode dizer sobre a vida destes que têm se alimentado neste mesmo "restaurante" (será que restaura mesmo?)? Estas pessoas evidenciam um grande compromisso com a justiça, amam as Escrituras, são puras no seu caráter, gostam de orar e têm pensamentos exaltados sobre Cristo e sua obra de redenção?

Qual o ponto onde quero chegar? Cuidado com os livros, artigos e textos da internet que você lê. Avalie se a igreja que você está freqüentando não está servindo para você e sua família comida estragada. Procure examinar a vida familiar e os frutos do ministério desta pessoa que, quem sabe, passou a exercer tamanha influência sobre a sua vida. Não dissocie a mensagem pregada do caráter do mensageiro. Se a verdade não está funcionando na própria vida do pregador, como que este homem pode julgar-se em condição de ser guia dos homens? Agora, cuidado, pois nem sempre este critério funciona. É possível o sujeito ter uma boa família, não ser abertamente imoral, ou não ensinar escancaradamente a heresia e mesmo assim estar ensinando aquilo que afasta a alma das pessoas do verdadeiro evangelho de Cristo. Um ser com aparência de anjo de luz pode ser usado pelas trevas para distanciá-lo da Palavra de Deus. Vir com cara de demônio seria muito alarmante para você. Por isso ele pode usar bons disfarces. Se mostrar muito bom. Expressar desejo de aliviá-lo do "fardo da religião", dizer que quer introduzi-lo na "liberdade em Cristo", ou fazer com que você supere "as cadeias intelectuais da ortodoxia clássica', e assim você acha tudo muito belo, tudo muito bom, e passa a crer naquilo em que, em 2000 anos da história da igreja, os melhores homens e mulheres de Deus jamais ensinaram. Observe que os ensinamentos destes homens não aparecem na nossa tradição de cânticos espirituais. O povo de Deus em tempo algum cantou suas doutrinas.

E, se tal como eu, você já ingeriu aquilo que lhe fez mal, faça o que estou fazendo agora. Tome um bom remédio (não há remédio melhor do que a simples leitura regular das Escrituras, elas restauram a "flora da alma"), cancele seus compromissos ministeriais (seria uma temeridade você tentar fazer alguma coisa para Deus em condição espiritual tão ruim), separe alguns dias para recuperar as forças (você precisará se recompor para voltar a viver e servir ao seu Deus) e fique atento aos sinais de que a saúde foi restaurada - o melhor deles, é voltar a comer com satisfação a antiga comida que você tanto já apreciou e que tanto lhe fez bem no passado, mas que, devido à infecção de que você está sofrendo, tornou-se algo inimaginável de voltar a fazer parte do seu cardápio intelectual e espiritual. A comida é a mesma e tem sido apreciada para o benefício espiritual de milhares, mas seu organismo mudou. Ele não está bem. Até seu paladar foi afetado.

E vê se toma vergonha e não volte a comer naquele restaurante!

Um comentário:

  1. Rolou processo ou indenizacao?
    To na mesma situacao, por causa de um prato com camarão...

    ResponderExcluir