sábado, 18 de outubro de 2008

DO DIA 26 DE SETEMBRO ATÉ HOJE

Tenho que admitir que esses últimos dias têm representado um verdadeiro desafio para minha vida. Senti muito cansaço e tive que atravessar um deserto que, espero em Deus, nunca mais volte a enfrentá-lo. Por isso a dificuldade de parar para escrever. Perdi a inspiração e a mente ficou cansada. Foi uma pena, porque o blog tem sido bastante visitado. Mas, o tesouro habita em vaso de barro.

Vivo dias de novas descobertas intelectuais e a conseqüente necessidade de fazer uma ponte entre a teologia e as ciências sociais em geral, em especial, a política e a segurança pública. Tudo isso é resultado do Rio de Paz e o desafio de tentar entender esse mundo novo para dentro do qual o cristianismo me empurrou. Não dá para ver gente morrer todos os dias e ficar calado. E não quero que minha ação seja romântica e ingênua. Daí a necessidade de ler e conversar muito com gente do ramo.

Sinto-me apertado e exprimido por todos os lados:

Doutorado em teologia e a necessidade de obter uma formação em ciências sociais.

Pregação do evangelho e luta pela defesa dos direitos humanos.

Cuidado da família e cuidado da igreja.

Dedicação à igreja e cuidado dos parentes de vítima de homicídio.

Amor pela igreja no Brasil e decepção com seus membros.

Respeito às autoridades constituídas por Deus e indignação com sua incapacidade de cuidar da vida humana.

Aproveitamento das oportunidades de falar de Cristo e lutar pela defesa da vida humana e a necessidade de cuidar da minha vida espiritual e saúde.

Desejo de levar o evangelho para os povos e desejo de viver num Brasil mais justo.

Afirmação da graça de Deus perante às imperfeicoes da minha vida e o temor de não abusar do amor daquele que me amou e a si mesmo se entregou por mim.

O que está certo para mim neste exato ponto da minha vida:

Conhecer a Cristo foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida.

Sem o cristianismo a vida é incompreensível. Com ele enxergamos tudo. Sem ele, resta a desatenta frieza surda do cosmos.

Separar Deus de religião é questão de sobrevivência espiritual. Quando olho com horror e espanto para as expressões religiosas, ergo o olhar para o céu e procuro divisar a beleza das belezas - minha divina delícia.

Sou pecador. Confio, portanto, mais na graça do que em performance religiosa.

Deus é gracioso. Tenciono, portanto, ser santo porque Ele é amável e bom para comigo.

Bom, estou aqui correndo. Hoje é véspera de domingo, o horário de verão começa amanhã e terei que ajustar o meu relógio para acordar mais cedo. Estou tomando uma série de decisões no ministério que vão ter grande repercussão em tudo o que faço. Aos poucos vou compartilhar contigo. Só para adiantar, vou investir tudo na comunicação pela internet. Creio que a televisão esteja para chegar ao fim no meu ministério. Estou com vontade de começar uma nova igreja, sem sair da minha, lá na Barra da Tijuca - igreja que tanto amo. Vou voltar a escrever. É minha intenção transformar, literalmente, todos os meus sermões em livros. Três serão lançados no natal.

Quando estava próximo dos 40, pedi a Deus, numa oração na praia de Piratininga em Niterói, que pudesse viver esses próximos anos, até ser levado pelos anjos de Deus para o seio de Abraão, com maior compromisso, entrega e nível de amor por Deus do que o que vivi na minha juventude. Espero que essa oração seja ouvida. Que eu possa provar do poder expulsivo de uma nova paixão. Que um novo amor por Cristo venha. Venha logo. E expulse todos os demais amores mundanos, que fazem guerra contra a alma. Como gostaria de ser batizado com o Espírito Santo, e, juntamente com uma geração de irmãos na fé corajosos e apaixonados por Cristo, ver o que os olhos da minha geração ainda não puderam testemunhar no Brasil - um copioso derramar do Espírito, com milhares sendo batizados ao mesmo tempo em todo o território nacional, e a igreja se levantando para mostrar para o mundo que o Senhor é Deus.

Bom dia do Senhor para você.

Um comentário:

  1. Querido Pr. Antônio,que bom Tê-lo de volta no blog, pra nós que o admiramos é uma forma de acompanhar seu trabalho e projetos. Achei excelente sua idéia de investir suas mensagens na internet...principalmente pra quem quer ouví-las e se encontra distante, como nós. Um abraço. Dalva.

    ResponderExcluir