sexta-feira, 31 de outubro de 2008

A NECESSIDADE DE UMA CERTEZA METAFÍSICA


Viver ansioso é duvidar do caráter de Deus. O que determinará a extensão da ansiedade no coração de um homem não será o tamanho da ameaça à sua vida, mas o seu nível de confiança no caráter de Deus. Se este crê, será levado a fazer eco às palavras do grande apóstolo Paulo: “Se Deus é por nós quem será contra nós?” A ansiedade ao lado da ganância são algumas das conseqüências diretas e imediatas da falta de conhecimento de Deus. Cristo dizer "não andeis ansiosos” é o mesmo que dizer: “não duvidem de mim”.

Há pessoas, contudo, mais conseqüentes com o que crêem. Gente que ao chegar à conclusão de que Deus não é confiável, é levada a crer que afirmar que Deus não é confiável é negar a sua existência. Resta ficar entregue a um universo cujas ameaças à existência humana são de tal magnitude que, a resposta mais sensata à vida é a depressão metafísica, para a qual não há tratamento psicanalítico que dê jeito. O que pode conduzir ao que experimenta essa angústia existencial à tentativa sempre frustrante de tentar fugir da realidade mediante o uso de alguma droga ou a entrega a alguma espécie de diversão.

A forma como o universo está disposto exige do homem uma certeza metafísica - algo que esteja fora dessa vida, incapaz de estar sujeito ao estado de mudança e decadência de tudo o que nos cerca, capaz de lhe oferecer segurança à ameaça do não-ser. O supremo horror do homem. O tombo para a não-existência. Confesso que quando olho para uma noite estrelada e penso na seqüencia infindável do tempo, procuro alguém que possa me proteger da impessoalidade assustadora do espaço cósmico. Só com o Deus do evangelho esse universo que amedronta se transforma num lugar que encanta.

Extraído do livro que estou para publicar: Ansiedade: Quando o Homem Duvida do Caráter de Deus
Lançamento: Próximo Natal

Um comentário:

  1. Quando vc irá publicar esse livro?quero ser uma das primeiras a comprar,nunca li algo tão profundo sobre ansiedade...parabéns

    ResponderExcluir