segunda-feira, 27 de outubro de 2008

SEPARANDO TEMPO PARA SER SANTO

Separe tempo para ser santo:

A vida cristã é composta por duas partes. A primeira delas é a prática do cristianismo. Ela envolve a vida que é vivida para a glória de Deus e com todas as conseqüências que resultam dessa obsessão de tornar as perfeições de Deus conhecidas.

Esta vida para a glória de Deus, neste cenário de queda, sendo nós justos e pecadores ao mesmo tempo, pois como ressaltava Lutero, somo justos pela graça de Deus que nos imputou a justiça de Cristo e pecadores porque esta justiça ainda não foi completamente infundida em nossa vida, implica entre outras coisas, na necessidade do cristão viver o cristianismo num mundo que é avesso ao cristianismo sendo o crente imperfeitamente santo. Isso não e fácil. Por isso nós precisamos atentar para a outra parte da vida cristã - que é o preparo para a prática do cristianismo.

Muitas vezes, a igreja é eficaz em apresentar o que o crente deve fazer para viver uma vida agradável a Deus. Mas, muitas vezes a igreja não dá subsídios para que este possa praticar o cristianismo. Não lhe dá instrução acerca do como a vida cristã pode ser tornada viável.

Observe, como ilustração do ponto que estou enfatizando, como podemos ter uma idéia do que está sendo falado quando pensamos nas atividades esportivas. Há a competição propriamente dita, mas também todo um preparo de bastidor que é de fundamental importância para que o atleta seja bem sucedido. O cristianismo não foge a esta regra , ele exige de nós este preparo, vamos assim chamar de bastidor, para que a vida cristã seja vivida.

Neste sentido vale a pena enfatizar que ninguém consegue viver a vida cristã sem disciplina. E o que envolve então esta disciplina de vida, sem a qual ninguém vive a vida cristã na sua plenitude?

Há algumas coisas que, em geral, têm feito parte da tradição de espiritualidade cristã encontradas na vida dos maiores santos de Deus, daqueles a quem Deus, de uma forma toda especial, usou na história. É muito interessante observarmos como há características das biografias dos servos de Deus que são comuns às mais diferentes tradições da autêntica espiritualidade cristã.

Por exemplo, sabemos que estes homens separavam tempo para estar na presença de Deus, em solitude, orando. Aí está um elemento fundamental para que o cristão adquira fôlego para viver o cristianismo, que é uma vida de oração.

Não apenas uma vida de oração caracterizada pela decisão de separar momentos para que, em solitude, a face de Deus seja buscada, mas, também, a prática continua da presença de Deus, tal como Brother Lawrence enfatiza na sua "A Prática da Presença de Deus".

Um outro elemento fundamental no preparo para a vida cristã, é a leitura regular das sagradas escrituras. Tenho para mim que um dos exercícios espirituais mais deliciosos é a leitura da bíblia em espírito de oração. A leitura que é feita de tal maneira que a própria bíblia sugere o conteúdo da oração. Funciona da seguinte forma: Lá esta você lendo a bíblia e, de repente um versículo, uma frase, uma palavra salta do texto, atinge o seu coração e ali, você faz uma pausa para que, com base na verdade revelada, apresente uma suplica a Deus. Vale a pena, em conexão ao que acabei de dizer, que devemos também nos lembrar da necessidade do silêncio - a decisão de estar a sós com Deus.

A presença nas assembléias santas e solenes - o culto público (o que envolve a decisão humilde de parar, regularmente, para ouvir o pregador da verdade e participar da ceia do Senhor) - é outro elemento de fundamental importância para a solidificação da nossa vida espiritual. Não conheço uma só pessoa longe da igreja e cheia do Espírito Santo ao mesmo tempo.

Eu ainda incluiria a prática da meditação cristã - aquele exercício doce de ruminar a verdade, separar tempo para permitir que a palavra de Deus se torne nossa, se faça carne.

Vale a pena também lembrar a todos a importância dos votos espirituais e de estabelecermos metas para o nosso dia a dia que envolve, por exemplo, a decisão de nos abstermos daquelas coisas que estão nos trazendo prejuízo à vida cristã, por mais legítimas e inocentes que sejam.

Podemos acrescentar a comunhão cristã, o exercício humilde de procurar alguém para abrir o coração e falar das fraquezas, das tentações, dos sonhos, das lutas, das vitórias e das derrotas.

O que eu gostaria que você soubesse é que não basta saber o que você deve fazer. A Bíblia também nos dá subsídios para que saibamos como viabilizar a vida cristã. Estas práticas, a cerca das quais acabei de falar, fazem parte da biografia dos grandes servos e servas de Deus. Estes viviam uma vida caracterizada pela prática regular destas disciplinas espirituais.

Em suma, não se vive a vida cristã sem disciplina. Sem a decisão de se separar tempo para fortalecer a alma a fim de que o cristianismo seja vivido em sua plenitude.

Os irmãos puritanos do passado costumavam dizer: Separe tempo para ser santo.

Ps. Aqui vai minha gratidão à Kathy Pianni, pela transcrição dessa parte de uma mensagem minha no púlpito da Igreja da Barra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário