sábado, 25 de outubro de 2008

O ESPANTO FILOSÓFICO

Uma característica do homem moderno é a incapacidade de se espantar com a vida. O grande pensador grego, Sócrates, costumava dizer que a filosofia nasce do espanto. Ninguém é filósofo se não for capaz de tomar sustos e se surpreender com o que vê. Para nós, homens e mulheres pós-modernos, após a revolução científica ter desvendado alguns dos segredos da natureza, parece que o que nos cerca perdeu o encanto e o caráter sobrenatural. Tudo se tornou natural para nós. Sentimos como se tivéssemos avançado de uma era mitológica, para uma filosófica e agora alcançamos a idade adulta onde só cremos no que os nossos sentidos captam. Sendo assim, damos tudo como líquido e certo. As coisas são do jeito que são devido a leis que operam de modo inexorável. Por isso, temos como natural o planeta dar volta em torno do sol, a mudança das estações, a temperatura da Terra, o funcionamento do corpo humano, entre tantos arranjos mais que levavam pensadores do passado a verem com assombro a presença de desígnio na natureza, o que implicava na existência de um ser pessoal por trás de tamanha complexidade. Como foi levado a dizer o reformador francês João Calvino:

Ademais, por isso que no conhecimento de Deus está posto o fim último da vida bem-aventurada, para que a ninguém cerrado fosse o acesso à felicidade, não só implantou (Deus) na mente humana essa semente de religião..., mas ainda de tal modo se há revelado em toda a obra da criação do mundo, e cada dia meridianamente Se manifesta, que não podem (eles) abrir os olhos sem serem forçados a contemplá-lo... quantas vezes volvemos os olhos para onde quer que seja, a glória se lhe estadeia... para todo e qualquer rumo a que dirijas os olhos, nenhum recanto há no mundo, por mínimo (que o seja), em que se não vejam a brilhar ao menos algumas centelhas da Sua glória. Nem podes, realmente, de um só relance contemplar quão latamente se estende esta amplíssima e formosíssima engrenagem, que não sejas de toda parte esmagado todo pela intensidade imensa de (seu) fulgor”.

Trecho livro: Enquanto o Sonho Não Nasce: Por que Deus Adia a Realização dos Nossos Sonhos?
Lançamento: Próximo natal.

2 comentários:

  1. Antônio
    Estou lembrando de seu maravilhoso Texto "Olhos secos e braços cruzados". A melancolia e apatia não só do povo carioca e sim da humanidade é tão devastador e conota o quanto há de desumano no ser humano e cada vez mais claramente nos mostra que só seremos humanos de verdade se seguirmos o padrão de Humanidade que um dia pisou nesse chão, sujou seus pés para andar conosco, a saber nosso Salvador Jesus Cristo.
    Abraço querido com carinho irmão.

    ResponderExcluir
  2. Como faço para adquirir o Livro Enquanto o sonho não nasce??????

    Keila

    Keilasantana@hotmail.com

    ResponderExcluir