segunda-feira, 20 de outubro de 2008

HOJE O DIA RENDEU

Pela graça de Deus o dia de hoje foi proveitoso. Pude ler o meu jornal pela parte da manhã, estudar um pouco de sociologia e orar. Ainda encontrei tempo para malhar na academia. À tarde tive uma reunião com os voluntários do Rio de Paz e um membro do conselho consultivo. Planejamos o protesto do final do ano. Vem coisa por aí.

Na parte da noite preguei no Encontro Palavra Plena que temos toda segunda-feira, no centro do Rio. Falei sobre a declaração do leproso que o Senhor Jesus curou: "Se quiseres, podes purificar-me". Que beleza de afirmação teológica.

A vontade de Deus não está circunscrita ao seu poder em razão do fato de o seu poder ser ilimitado. Deus pode fazer tudo o que quer fazer. Quando a Bíblia diz que Deus é onipotente ela quer nos comunicar que Deus exerce pleno domínio sobre toda a sua criação. Nada, absolutamente nada, escapa ao seu controle. Ele só não pode fazer aquilo que é inerentemente impossível (fazer um círculo quadrado, por exemplo) e aquilo que vai de encontro ao seu caráter (mentir, por exemplo).

Sendo assim, os nossos problemas não são necessariamente inerentes à nossa existência. Não se tratam de males crônicos dos quais jamais nos livraremos porque Deus perdeu o controle da vida. Deus não é um tolo irresponsável, capaz de antever todos os males de um mundo que poderia escapar ao Seu controle e mesmo assim decidir criá-lo. Todos nós podemos dizer: "Se quiseres, podes". Sim, porque Deus não é apenas um Deus bem intencionado. Deus é um ser que pode fazer tudo aquilo que tenciona fazer. Por isso Ele é bem-aventurança eterna em si mesmo, pois Ele é tudo o que gostaria de ser e faz tudo o que gostaria de fazer. Não podemos conceber um Deus de quem sentimos pena. Um ser que encontra-se no céu roendo unhas torcendo para que as coisas dêem certo nesse planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário