quinta-feira, 23 de outubro de 2008

O DIREITO DE FAZER PERGUNTAS

Quando os céus parecem cerrados, orações não são ouvidas e desejos legítimos não são satisfeitos, perguntas emergem na mente de todos: por que Deus permite que vivamos a tristeza de ver dia após dia um anseio profundo do nosso coração não se realizar? Por que um Deus bom e Todo-poderoso permite que um filho fiel não realize um desejo que está em plena harmonia com a Sua Palavra?

É interessante observar como pessoas que não professam a fé cristã, em muitas ocasiões, importam para seus sistemas de pensamento problemas intelectuais que não lhes dizem respeito. Pessoas que não crêem na existência de um Deus infinito e pessoal, erguem questões acerca da razão da presença de tanta injustiça e dor no nosso planeta. Como se massa mais energia e mais acaso pudessem produzir um mundo onde crianças não morressem de leucemia. Mais absurdo ainda é, após terem chegado à conclusão de que a vida não tem sentido, tentarem ensinar aos outros que a vida não tem sentido. Que sentido tem isso? Há sentido em saber que a vida não tem sentido? O problema do sofrimento é um problema de quem crê. Quem não crê não tem que ficar levantando perguntas referentes às tragédias humanas. E aqui nos deparamos com um possível problema intelectual do sistema de pensamento cristão. Deus cerra a madre de mulheres que querem ter filhos, decreta o desemprego para homens que querem trabalhar e não deixa crescer igreja de pastores que desejam ampliar o tamanho do seu rebanho. Sim, a Bíblia ensina isso e podemos fazer a análise que for da situação, sendo capazes de chegar às conclusões mais naturais dos problemas que nos cercam que, lá no final dessas sucessões todas de causa e efeito, encontraremos a vontade soberana de um ser que não se deixa domesticar e que não saiu em busca de conselho ao decretar, nos tempos eternos, a criação dos céus e da terra. E aí está um problema: por que Deus assim o faz? No caso específico do texto que estamos analisando: por que Deus adia a realização de um sonho? Sim, esse é um problema nosso, do nosso sistema de fé. E ficamos felizes por ele existir, pois incomparavelmente pior seria se não tivéssemos o direito de fazer pergunta alguma sobre o porquê de mulheres não engravidarem pelo simples fato de vivermos em um mundo onde esse tipo de pergunta é uma completa sandice. Massa e energia não sabem nada de mulher chorando.

Extraído do livro que será relançado no próximo natal: Enquanto o Sonho Não Nasce: Por que Deus Adia a Realização dos Nossos Sonhos?

Um comentário: