domingo, 9 de março de 2008

OCALA, FLORIDA

Como você pode ver estou em Ocala na parte norte do estado da Flórida. Vim aqui a convite de uma igreja americana de nome Doxa Church (doxa no grego significa glória). Foi um evento histórico na minha vida, pois pela primeira vez preguei numa igreja autênticamente americana aqui nos Estados Unidos. Até então só havia pregado em igrejas compostas por brasileiros, e uma vez no bairro do Broklin, na cidade de Nova York, para uma igreja de imigrantes russos.

A experiência está sendo muito marcante. Na sexta-feira eles nos ofereceram um jantar no hotel Holiday Inn. Quando nos dirigimos para a casa de amigos que nos recepcionaram, tivemos a surpresa de o casal nos oferecer a própria cama. Vou lhe contar uma coisa - essa caricatura que fazem do povo americano em muitos países não corresponde à nossa experiência entre os irmãos na fé. O tratamento que temos recebido chega a nos comover. Quanta gente boa tenho encontrado nesse país. Após o jantar fomos para o lobby do hotel onde fizemos para umas oito pessoas uma apresentação do Rio de Paz.

Sábado saímos para conhecer um lago numa região belíssima de Ocala. À noite jantamos na casa do Scot e da Stacey. Esse casal está pronto para largar tudo e ir para o Rio de Janeiro a fim de trabalhar com criança pobre. Mas que gente preciosa!

Hoje tive a oportunidade de pregar na igreja desses irmãos. Meu texto foi o capítulo 1 do verso 12 ao 18 da carta de Paulo aos Filipenses. Deus deu graça. Falei sobre a sublimidade do evangelho de Cristo. A apresentação de um vídeo sobre o Rio de Paz antes da pregação tocou o coração de muitos. Saímos para almoçar e tivemos uma longa conversa com o pastor Derek, que é quem está plantando essa igreja. Conversamos muito sobre a vida na igreja. Interessante observar que nesse mundo globalizado os problemas, desafios e até mesmo soluções vão ficando cada vez mais parecidos.

Nesse momento estou de saída para a última reunião do dia onde falaremos sobre a " mission trip" que alguns membros dessa igreja farão ao Rio no próximo mês de Agosto. Após o encontro rumaremos para a cidade de Orlando, de onde partiremos na manhã de segunda-feira para a cidade de Boca Raton. Ali faremos uma apresentação sobre o nosso ministério de plantação de igreja e nosso movimento de defesa dos direitos humanos.

Tenho procurado saber como andam as coisas no Brasil pelos jornais online. Fiquei sabendo da visita do presidente Lula ao Rio, de mais uma morte na Avenida das Américas e de um protesto da OAB quanto à politica de segurança pública do estado do Rio de Janeiro. Quanta à primeira noticia posso dizer que fico feliz com a iniciativa do governo federal, mas ainda julgo-a insuficiente. Se as reivindicações do manifesto do Rio de Paz não forem atendidas, esqueça queda no índice de letalidade do nosso estado. As mortes na Avenida das Américas demandam uma ação das igrejas do bairro. O manifesto da OAB faz sentido. Nunca o estado matou tanto. E as mortes entre membros inocentes da população continuam a acontecer.

Termino pedindo mais uma vez sua ajuda para a coleta de assinaturas do manifesto e suplicando a sua oração pelo que estamos procurando fazer pelo Rio de Janeiro e pelo Brasil. Que Deus te guarde e não permita que você perca o encanto por Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário