quinta-feira, 6 de março de 2008

FROM WASHINGTON DC

Encontro-me nesse momento em Washington. Ontem tive o que pode ter sido o encontro mais importante da viagem. Fui ao congresso americano falar com uma assessora de um deputado. Fiz para ela um descrição do nosso trabalho no Brasil. Apresentei números e contei sobre os protestos e ações do Rio de Paz. Uma série de consequências advirão desse encontro, não tenho dúvida. Algumas já estão planejadas. Um retorno meu para falar com parlamentares (ou seus assessores) sobre o nosso movimento, um discurso que deve ser feito por um parlamentar americano numa sessão do congresso sobre o nosso trabalho e a violência no Brasil, entre outras ajudas mais que não julgo oportuno mencioná-las agora.

Hoje tive um dia intenso. Conversei com líderes de igrejas evangélicas americanas interessados em investir no trabalho de plantação de igrejas no mundo. Tentei explicar que a luta pela defesa dos direitos humanos abre portas para a pregação do evangelho. Não sei no que vai dar. Mas pude ver em alguns a forte impressão causada pelo Rio de Paz. Creio que uma porta foi aberta nos EUA. Devo estar voltando em breve para falar com assessores de parlamentares, líderes de ONGs e pastores.

Hoje estive no prédio da Suprema Corte americana. Na sua porta de entrada está escrito: EQUAL-JUSTICE-UNDER LAW. É tudo o que o Rio de Paz quer no Brasil. Igualdade de condições para viver, justiça para todos (todos recebendo aquilo que lhes é de direito, seja a honra que é devida aos que fazem o bem, seja a justa aplicação da sanção penal na vida dos que fazem o mal) e tudo isto de acordo com a lei - o pacto social, esse acordo sob o qual estamos. O Cristianismo reprova qualquer movimentação social que não leve em consideração as leis do país. Tudo tem que estar " under law" - sob a lei. Lei, obviamente, estabelecida de acordo com o consentimento do povo e as verdades que Deus implantou na alma humana - as chamadas "leis naturais". Confesso que acredito na lei natural. Ninguém precisa ler a Bíblia para saber que bater na mãe é errado. Como diz C. S. Lewis, não há conhecimento na história da humanidade de uma só sociedade que tenha louvado algo como a covardia.

Hoje estive pensado no contraste vivido por mim esse ano. Em Janeiro pegando onda na Costa Rica, com gente que esqueceu-se de tudo e vive só para surfar. Essa semana, no congresso americano suplicando ajuda ao povo brasileiro. Andar com Cristo é experiência longe de ser monótona.

Agora vou sair com dois amigos americanos. Pessoas que me levam a crer que há muita gente boa nesse país. Irmãos na fé adoráveis. Vamos comer alguma coisa, ir a uma bookstore e voltar para o hotel. Eles devem representar o Rio de Paz nos EUA.

Amanhã, se Deus permitir, voltaremos para Orlando, onde pregarei nesse fim de semana numa igreja americana. Segunda vamos para Boca Raton a fim de falar com amigos sobre plantação de igrejas e luta pelos direitos humanos no Brasil.

Peço a sua oração. Sinto sinceramente que algo de glorioso está para acontecer.

3 comentários:

  1. Que bom Antonio , ver você tão animado , apesar de todo o cansaço das viagens e reuniões ...e tantos assuntos importantes para tratar .Com certeza você esta mais que coberto pelas orações da Igreja aqui no Brasil,e do clamor por Justiça que ecoa das ruas deste país .
    Grande Abraço de todos nós ....
    Pierre-yves

    ResponderExcluir
  2. Acabo de chegar da igreja, hj foi um dia muito especial com a palestra do Pr. Mauricio. Ele tem um trabalho social muito bacana no Paraná e falou exatamente da obrigação do cristão em praticar o Reino aqui, tudo a ver com que estamos fazendo tb. O Thiago fez a apresentação do Rio de Paz para os visitantes e aproveitamos para coletar assinaturas. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia reverendo, que a graça do Deus, venha estar na sua vida, nessa sua viagem, para promover o Rio de Paz, que os obstaculos que aparecem, venha ser derrubados pela mão poderosa do nosso Deus, estarei em oração pela sua vida, um abraço.
    Luiz Carlos Teles.

    ResponderExcluir