terça-feira, 9 de janeiro de 2007

A RESPOSTA ESTÁ NA RELIGIÃO?



Tudo dependerá de que tipo de religião estamos falando. Se estamos falando de uma religião que oprime a mulher, afirma que estamos nessa vida pagando pelos pecados de uma vida passada, ensina que existem "karmas" dos quais não podemos nos livrar, proclama solução para os problemas do ser humano na base de passe de mágica, prega a manutenção do status quo, é óbvio que essa religião haverá de ser o ópio do povo. Confesso que de religião estou cansado. Porém, se você está falando de algo que faz o homem acreditar que existe um Deus santo e justo que haverá um dia de exigir que os homens prestem contas das suas ações, que ensina que este Deus justo é ao mesmo tempo um Deus de amor que tem interesse na libertação integral do ser humano, que proclama o valor incalculável tanto do homem como da mulher, que admoesta a todos a enquanto orarem arregaçarem as mangas da camisa para lutarem por um mundo melhor e provê meios para que o homem se livre dessa sua natureza de bode, não tenho a mínima dúvida de que mudanças em todas as esferas da vida poderão ocorrer no Brasil e em qualquer lugar do mundo.


No âmago dos nossos problemas está o egoísmo que nos consome. Tão fácil de ser detectado na vida dos outros, e difícil de ser descoberto na nossa. Associado a esse autocentrismo encontramos todas as mudanças que houve nos últimos anos no cenário filosófico do mundo ocidental. É curioso observar que algumas das pessoas que mostram-se indignadas com o que acontece em Brasília, continuam a ensinar que tudo é relativo. Não existem padrões morais absolutos. Vivemos uma crise de valores sem paralelo na história da humanidade. Pela primeira vez Deus encontra-se no banco dos réus. Acusado por um ser que afirma que tudo é relativo, que o homem não é responsável pelas suas ações, pois aquilo que faz é regido pelo seu inconsciente, pela química do seu cérebro ou pelo meio em que vive, mas que ao mesmo tempo diz: "Os dirigentes do PT não valem nada". Em que ponto quero chegar? A verdadeira religião haveria de dar base para a construção de valores sem os quais a vida em sociedade torna-se impossível. E essa só encontro em Jesus.

Um comentário:

  1. Olá,

    Conheço o blog há algum tempo, mas minhas visitas são, infelizmente, mais esporádicas do que eu gostaria.
    Talvez este artigo interesse em relação aos seus estudos em história da igreja. Uma semana abençoada.



    Religião e Contextos Sociais

    Historiografia e Religião
    Prof. Dr. Eduardo Bastos Albuquerque - Unesp/Assis

    A partir do exame das abordagens da religião realizada pelo campo de saber histórico, o texto demonstra a fratura dessa historiografia e conclui pelo exame das perspectivas atuais da história cultural e a do imaginário quanto à religião.


    Revista Nures nº 5 – Janeiro/Abril 2007 – http://www.pucsp.br/revistanures
    Núcleo de Estudos Religião e Sociedade – Pontifícia Universidade Católica – SP

    http://www.pucsp.br/revistanures/nures5_eduardo.pdf

    ResponderExcluir