quinta-feira, 1 de maio de 2008

RIO DE PAZ SE CONSOLIDA EM RECIFE

O Rio de Paz está se tornando um rio caudaloso e que se espalha pelo Brasil. Bases do movimento começam a ser estabelecidas em várias cidades brasileiras. Surge, então, o sonho de ver milhares de brasileiros fazerem uma resistência apaixonada, pacífica e lúcida ao maior mal social do presente momento da história do nosso país: o horror das mortes por assassinato, 50 000 por ano.

Encontro-me nesse momento em Recife, felicíssimo com os resultados do nosso primeiro ato público do ano de 2008 na capital pernambucana. Acabamos de realizar um protesto contra a morte de 1 511 cidadãos desse estado, assassinados entre Janeiro e Abril do presente ano. Com a ajuda do PEbodycount chegamos aos números da violência e aos nomes de 100 dessas pobres pessoas cuja vida foi interrompida pelo crime no mês de Abril.

O que vi jamais sairá da minha memória. Centenas de pernambucanos trabalhando uma madrugada inteira, debaixo de chuva (houve uma hora que chovia e ventava tanto que a impressão que dava era a de que tudo seria varrido da praia) enchendo sacos de lixo de areia. A idéia foi a de que esses sacos de lixo asumissem a forma de um corpo humano, reproduzindo a cena típica das comunidades pobres brasileiras - os corpos que jazem numa rua qualquer após terem recebido um tiro cobertos por este sacos, com o pai e a mãe tendo que interpretar para os seus filhos quando os levam para a escola o que a cena representa. A classe média não suportaria viver essa afronta constante à dignidade humana na extensão em que as comunidades pobres estão vivenciando.

Terminamos o trabalho por volta das 3h30m da madrugada. O dia amanheceu e lá estava aquela dramatização da morte por assassinato montada, contrastando com a beleza da praia da Boa Viagem. Todos os orgãos de imprensa se fizeram presentes e ganhamos o noticiário do país, inclusive do Jornal Nacional, que mencionou o nosso manifesto pela primeria vez dando destaque a três pontos: policiamento ostensivo, combate às drogas e reforma das prisões (há quanto tempo desejava que esse dia chegasse - o dia em que pudesse chamar a atenção da nossa sociedade para esses verdadeiros campos de concentração que são as nossas prisões).

Guardo desse encontro a lembrança da jornalista de uma emissora de televisão que me entrevistou e que ficou visivelmente emocionada com as minhas palavras quando falava sobre o drama das vidas ceifadas pelo crime no Brasil, a união do povo pernambucano no afã de denunciar o mal, os jovens adolescentes que vi aos montes parando pessoas na calçada para assinar o manifesto do Rio de Paz, as centenas de pessoas que pararam para assinar o manifesto, os parentes de vítimas que surgiram com seus relatos sempre comoventes e a simpatia da imprensa com todos os jornalistas como se estivessem a nos ajudar a emitir nossa mensagem contra a violência.

Esse protesto teve algo de diferente em relação aos demais. Pela primeira vez mencionei o nome do presidente da república nas entrevistas. Confesso que não consigo me imaginar ofendendo o presidente do meu país. Não aprovo comentário desrespeitoso à alguém investido de tal autoridade. Aliás, precisamos aprender a ser fortes nos argumentos e respeitosos na forma de nos reportarmos às pessoas. Mas dessa vez tive que falar mencionando o seu nome. Isto porque na noite anterior o vi declarando num discurso que "o Brasil está vivendo um momento mágico". Ele falava sobre os indicadores econômicos. Lá estava eu, porém, a ouvi-lo com a cena dos familiares das pessoas assassinadas no Rio de Janeiro que pude conhecer. Fui levado a pensar no que inevitavelmente saiu da minha boca nas entrevistas de hoje: o Brasil pode até estar vivendo um momento mágico na economia, mas está vivendo um momento trágico na segurança pública, pois 50 000 homicídios por ano é obsceno. Uma nação que ainda não aprendeu a defender o direito prioritário dos seus cidadãos, que é o direito à vida, não tem motivo para se vangloriar do que é sob todos os aspectos secundário, pois, devemos servir a vivos e não a mortos.

Antonio Carlos Costa
Rio de Paz

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Um verdadeiro pastor !!! Todos nós temos muita alegria, pois tu és assim.

    ResponderExcluir
  3. Pastor, fiquei muito desejoso de participar do protesto. Sou pastor presbiteriano em um dos bairros mais violentos de Olinda-PE. Onde temos "perdido" a luta contra a violência e particularmente as drogas.

    Infelizmente, só fiquei sabendo do protesto na madrugada anterior enquanto lia suas postagens em seu Blog.

    Quero parabenizá-lo e dizer que vibrei muito junto com a minha esposa quando o vi no Jornal Nacional.

    Peço, que me adicione, se for possível na lista de e-mails do Rio de Paz, para que eu fique informado sobre as manifestações em todo o país. Quem sabe não teremos uma manifestação dessas aqui em Olinda?

    Meu e-mail é: diegusramon@gmail.com

    No amor de Cristo,

    Pr. Diego Ramon

    ___

    ResponderExcluir
  4. Pastor,

    Vc faz parte da ONG Rio de Paz? Terá algum manifesto neste domingo dia 08 no RJ? Sou jornalista e gostaria de dar uma nota sobre esse evento na editoria
    http://www.sidneyrezende.com/editoria/fe
    Entre em contato, Ok? Meu mail: monica.baptista@sidneyrezende.com

    ResponderExcluir