terça-feira, 13 de maio de 2008

O TERREMOTO NA CHINA

Algumas considerações:

1. Deus é soberano. Este terremoto não o pegou de surpresa. Pássaros caem do céu segundo seu decreto soberano e a terra se move pelo mesmo motivo.

2. Ninguém tem o direito de assumir a função de secretário da divindade a fim de dizer quais motivos levaram Deus a enviar sobre os chineses essa dura prova. O que sei é que se não nos arrependermos igualmente pereceremos. O Brasil tem provocado a Deus com sua violência e a igreja com o seu mercantilismo e silêncio. É certo que eles não são piores do que nós.

3. C. S. Lewis: "Deus fala na nossa consciência, sussurra nos nossos prazeres e grita na nossa tribulação. A tribulação é o megafone de Deus para um mundo surdo".

4. Sua preocupação com a justiça não pode ser maior do que a daquele que lhe conferiu a capacidade de julgar.

5. O problema do sofrimento é um problema do que crê. O que não crê não tem que esperar viver num universo justo. Acaso, forças cegas ou energia impessoal não são capazes de chorar pelos chineses.

6. Tentar ensinar para as pessoas que estes acontecimentos mostram que a vida não tem sentido não faz sentido. Que sentido tem em se tentar levar as pessoas à conclusão que tudo é sem sentido?

7. Deus é bom, sábio e santo. Todos os seus decretos têm como fonte suas perfeições.

8. Dizer que ele decidiu criar e deixar tudo correr solto é chamá-lo de irresponsável.

9. Quando todos os argumentos da razão parecem sem sentido ao divisarmos pessoas soterradas sob suas próprias casas, o Filho de Deus pendurado no madeiro representa Deus justificando a si mesmo em um mundo sofredor. A morte de tantos chineses é um absurdo. A morte do Filho de Deus é o absurdo que desabsurdifica os demais.

10. Orar pelos chineses, ajudá-los a se refazerem e levar o evangelho para eles é melhor resposta a esta desgraça do que entrar em depressão e passar a tão somente filosofar sobre o problema da dor.

Um comentário:

  1. Liciomar Saraiva de Sousa7 de março de 2012 às 20:13

    Por que o sofrimento? Essa é a pergunta feita por todo o livro de Jó.E nesse aspecto, não aceita a tradicional resposta dada uma teologia da retribuição, ou seja, castigo para os maus e tudo de bom para os bons.Mas como vc mesmo colocou, quem sofreu naquele terremoto não era pior que nós, que ninguém. Prefiro perdoar a natureza, porque assim como eu e cada um de nós, ela não é perfeita, tem suas limitações também.Amar explica tudo.Paz e bem!!

    ResponderExcluir