terça-feira, 27 de novembro de 2007

IPANEMA E COPACABANA: PROFECIA PROFANA (FORA DO TEMPLO)

Continuamos profetizando nas ruas (praias). A exemplo de Jonas, julgamos que não dá para ser valente dentro do templo, enviando mensagens para o destinatário errado. Mas, com ousadia continuar bradando nas ruas: "Não matarás".

A experiência em Ipanema entrou para sempre na história da nossa vida. Não tenho tempo hoje para relatá-la. É aquele tipo de coisa sobra a qual um dia a gente se lembra e chora de gratidão a Deus - por Ele haver nos separado, na nossa maluquice, esquisitice e pecado, para sermos porta-vozes da sua mensagem eterna.

Ontem, em Copacabana, trouxemos o debate para a praia, em plena luz do dia. Convidamos um especialista em segurança pública da UERJ, o professor e pesquisador Ignacio Cano, para discutirmos sobre a taxa de letalidade do nosso Estado. Debate riquíssimo. Ficou claro que não precisamos separar defesa dos direitos humanos de repressão. Queremos um Rio desarmado e seguro, com marginais presos, mas com todo o processo transcorrendo em obediência às leis do país e respeito à santidade da vida humana.

Pela manhã estive num encontro do Conselho Comunitário de Segurança. Triste constatação: estes conselhos (excelente idéia) lutam com a enorme dificuldade de proporem políticas públicas para as áreas onde a criminalidade é alta, mas num contexto de intimidação e violência. Com que liberdade estas pessoas vão procurar os orgãos públicos para apresentarem suas demandas, enquanto uma arma está apontada para suas cabeças?

Continuo pensando na mobilização das igrejas evangélicas. Por que estamos em silêncio? Por que somos valentes apenas no púlpito? Por que não estamos na vanguarda desta luta pela defesa da vida? Por que assistimos esta tragédia com os olhos secos e os braços cruzados? Que Bíblia estamos lendo? Que igrejas, hoje, podem ser consideradas como comunidades que têm no seu rol de membros cidadãos do reino dos céus? Por que a sociedade não cristã está tão parecida com aqueles que dizem ser habitação de Deus?

Que dificuldade de divisar a presença de nascidos de novo em algumas das nas nossas igrejas. Penso que chegamos ao ponto de ter que dizer: cuidado com igreja. Cuidado com a subcultura obscurantista, alienadora, que transforma a fé mais libertadora em narcótico religioso. Religião mata. O inferno pode transformá-lo de um tarado em um casto e respeitável fariseu. Uma coisa fria, alienada, escravisada por um cultura religiosa que emburrece - que não nos dá o reino de Deus e ainda nos priva do intercurso legítimo com o mundo.

Amo a igreja. Devo tudo a ela. Sou protestante. Amo Lutero ("minha consciência é cativa da Palavra de Deus". "Se vocês não me convencerem pela razão e pelas Escrituras de que estou errado, eu não me retratarei". "Se a correção da injustiça praticada contra você representar a pratica de uma injustiça ainda maior, mande para o inferno o seu senso de justiça".). Não consigo me imaginar longe da igreja. Nunca aconselharia cristianismo sem igreja. Ora, Aquele que é santíssimo, nos dias da sua carne andou noite e dia com a igreja - seus discípulos, apesar de todas as doenças destes. Crise que nos impulsiona para fora da igreja, que nos faz sentir melhor do que os demais, que nos leva a crer que não cabemos na igreja, que nos conduz a levar pessoas a se afastarem da comunhão cristã, pode ter certeza, procede das trevas.

Contudo, temos que falar. E eu afirmo: a nossa falta de mobilização no combate contra o desrespeito aos direitos humanos no Brasil, afasta o Espírito Santo das nossas assembléias, torna- nos vistos como alienados pelos de fora, representa uma péssimo legado que deixamos para a próxima geração de crentes e nos faz entrar para a história como a primeira geração de protestantes, que passou por um país e deixou tudo intocável, tragicamente igual, como se os filhos da luz, com sua presença, não representassem o estabelecimento da possibilidade de o homem sem Cristo, passar a ver o que sem esta luz, é incapaz de enxergar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário