quinta-feira, 22 de novembro de 2007

COMENTÁRIO DA AMIGA MÔNICA REIS SOBRE O PROTESTO DO RIO DE PAZ EM IPANEMA



Os manifestantes seguram velas diante do "corpo" coberto por bandeiras do Brasil e da Itália, a nacionalidade do turista que foi atropelado e morto por um ônibus, após um assalto em Ipanema

A enviada especial deste blog à manifestação do movimento Rio de Paz em Ipanema (ontem à noite), a repórter-voluntária Mônica Reis, mandou um longo relato sobre o evento que ajudou um grupo de pessoas a refletir um pouco mais sobre o caos em que estamos vivendo.

Aqui segue o texto da Mônica, que é para mim hoje uma representante do "new journalism", o novo jornalismo como foi chamado na América, que nada mais é do que um olhar menos distante da suposta realidade e mais pleno de significados do que o nosso jornalismo dito civilizado em busca da eterna isenção:

"Cheguei a manifestação e encontrei o Antônio Carlos Costa, coordenador do Rio de Paz, sentado com algumas pessoas que o acompanhavam. As pessoas que passavam foram se aproximando e mais pessoas chegando e ficando. Foram chegando e ficando em respeitoso silêncio, sentadas em torno da representação do "corpo" de um rapaz morto.

O "corpo" representa o turista italiano morto ontem após ser assaltado no Rio. Mas, pasmem, não era apenas a representação do corpo. Havia ali, meu Deus, na nossa frente no asfalto, pedaços do corpo do rapaz, nada menos que quatro dentes da vítima deixados no meio-fio. A gente logo se perguntava por que a perícia não os recolheu antes. Então um policial civil se aproximou, disse que estava ali para fazer isso e os levou.

Todos estavam sentados conversando sobre o valor da vida, pensando juntos nesse jovem e em sua família, quando chegaram os carros de PM. Abruptamente, sem muita conversa, os policiais queriam nos retirar dali, diziam que era preciso liberar o trânsito. Então o Antônio vai conversar com os policiais. Armas em punho. As do Antônio são só duas: suas palavras e a certeza de que precisa fazer alguma coisa contra a barbárie que teima em se instalar em nossa cidade. Parece que foram foram eficientes as armas dele. Os policiais “nos permitiram” ficar.

Depois da chegada barulhenta dos carros de polícia, chegam duas ambulâncias do Corpo de Bombeiros. Estacionam, descem bombeiros com luvas, prontos para “buscar o corpo” que está no asfalto. Meus senhores, o corpo desse rapaz não está mais no asfalto. Está em nossa indignação, representada ali no asfalto por sacos de areia, simulando um corpo, coberto com as bandeiras do Brasil e da Itália. A noite vai chegando, escura, escura... Nosso futuro também será uma noite escura? Vamos acendendo velas. Somos essa chama e a luz de cada um, vai iluminando a escuridão que teima em nos rodear. Nosso silêncio se faz ouvir no meio do barulho. É mais alto que qualquer grito e vale por muitos discursos.

Percebo que sentados em silêncio somos todos iguais. Não há um líder que fala e um grupo que apenas ouve. Dizemos juntos: queremos caminhar em segurança pelas calçadas da cidade. Os apartamentos de Ipanema são de quem tem dinheiro para comprá-los, porém as calçadas em frente ao mar são de todos nós (ou deveriam ser). Essas calçadas são de pobres, de ricos, de pessoas da Baixada Fluminense, são de nordestinos e de estrangeiros. Por que a “calçada é do povo”, inclusive dos turistas que vêm ao Rio e levam consigo nossa hospitalidade e a beleza de nossa cidade em suas retinas. Eles nos deixam os numerosos empregos gerados pelo setor do Turismo e o intercâmbio de experiências culturais. Não queremos que eles deixem aqui a própria vida, por causa da violência. Lutar por uma cidade segura também é garantir empregos.

Hoje (Dia da Consciência Negra, 20 de novembro) no Rio, mais um protesto. Ontem (dia 19 de novembro, Dia da Bandeira) no Rio mais uma pessoa morta por causa da insegurança. Não é apenas outro protesto, assim como, uma pessoa morta, nunca pode ser aceita como “apenas mais uma pessoa morta”. Não devemos aceitar que uma vida seja retirada pela falta de um direito básico: uma estrutura decente de segurança pública. Porém, se não conseguirmos ser uma cidade com segurança, podemos ser uma cidade solidária, de pessoas que não cruzam os braços e ignoram que mais uma vida se foi em nossas ruas manchadas de sangue, onde dentes são esquecidos no meio-fio.

Quantas vidas ainda serão retiradas por todo esse terror e para que algo mude? Quantas vítimas ainda serão imoladas para que o sacrifício desse sangue nos traga mais segurança?"

Por Mônica Reis, enviada especial do blog REPÓRTER DE CRIME.

Obs. Veja a repercussão na imprensa no blog A Bíblia e o Jornal (http://abibliaeojornal.blogspot.com). É só clicar no alto à direita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário