sexta-feira, 22 de junho de 2007

CAMPO DE BATALHA: RIO CHORA OS SEUS 2300 MORTOS POR ASSASSINATO EM 2007


Acabei de receber a informação de uma fonte segura de que o Estado do Rio de Janeiro já alcançou a marca de 2300 homicídios no ano de 2007. Para que você possa mensurar o que isto significa, tente contar em voz alta de um a dois mil e trezentos. Agora, enquanto conta, pense no pai, na mãe, no filho, na filha, no avô, na avó, no irmão, na irmã, no tio, na tia, no esposo e na esposa que ficaram. Calcule tudo isto. Procure imaginar como esta gente deve estar vivendo. Pense em como você estaria se estivesse no lugar deles.

Isto o revolta? Milhares de brasileiros têm sentido esta indignação e desejo de mudança. Homens e mulheres de coração bom, porém sem se encontrarem na luta contra a barbárie por carecerem há muito de uma oportunidade inteligente, pacífica, democrática e prática de participar.

O Rio de Paz, fundado no início deste ano, após os atentados que varreram a cidade no dia 28 de dezembro de 2006, tem procurado agir a partir da firme pressuposição de que nada é mais importante para este momento da vida da nossa nação do que a decisão de homens e mulheres de bem da sociedade civil de se levantarem contra a violência que nos assola. Temos dito à exaustão: “Para que o mal triunfe, é necessário apenas que os homens de bem permaneçam inativos”.

Após a realização de vários protestos com grande repercussão na imprensa nacional e internacional, o Rio de Paz quer convidá-lo para mais um ato público. No próximo dia 30 de junho, a partir das 9h da manhã, nós estaremos organizando o protesto mais marcante entre os que já realizamos. Nós vamos criar uma cena dramática. Aproximadamente 2500 pessoas serão esparramadas nas areias de Copacabana, como se fosse um campo de batalha, com os corpos inertes, como se estivessem mortos. Tudo isto para que nossas autoridades públicas e a nossa sociedade tenham uma idéia de como seria se todos os que foram mortos este ano tivessem os seus corpos lançados na areia da praia.

O objetivo é chocar, a fim de apontar para uma realidade muito mais chocante. Confesso que toda dramaticidade do ato é justificada pela carnificina que ocorre no nosso Estado há anos. Creio que possivelmente as imagens vão correr o mundo, e, quem sabe, sejam úteis para mobilizar a nossa sociedade e o poder público para que algo seja feito com urgência a fim de que cariocas não morram mais.

Venha. Procure trazer alguém. Vista uma camisa vermelha e deite naquela areia. Franceses, americanos, ingleses, entre tantos outros, têm feito assim nos seus países, e, em parte, por causa disso, vivem melhor do que nós. Quem sabe, a partir do sábado 30 de junho, você dê oportunidade a si mesmo de deixar de fazer parte de uma nação que tem se calado diante do crime.

Antonio Carlos Costa
Presidente do Rio de Paz

Um comentário:

  1. É POR ISSO QUE EU DIGO: "CRISTO REDENTOR" , OITAVA MARAVILHA DO MUNDO......O PROBLEMA É QUE, JESUS DELES É DE PEDRA, IGUAL AO CORAÇÃO....

    ResponderExcluir