terça-feira, 17 de abril de 2007

PENA DE MORTE NO BRASIL

Penso que discutir pena de morte num contexto de corrupçao institucional, péssima distribuiçao de renda, ausência de educaçao,entre outras mazelas sociais mais, é cometer o erro grave de tratar da punição sem antes tratar da prevenção. Punir é essencial para a sobrevivência do Estado (não sou contra de modo algum a elaboração de leis suficientemente duras e de aplicação certa a ponto de tornar o crime um péssimo negócio), mas como diz Beccaria: "É melhor prevenir o crime do que puni-lo".

3 comentários:

  1. Até porque a corrupção para mim, é o grande mal do Brasil, o pior causador de nossas mazelas. E esse "time" tem foro privilegiado, que incentiva o crime e a impunidade deixando para o povo o resto do banquete.

    ResponderExcluir
  2. Pastor, creio que embora as leis, a justiça, as ações repressivas sejam necessárias, todos os esforços bem lá no final serão em vão se as pessoas não se aproximarem da "imagem e semelhança" daquele que nos criou.
    Tb li "dos delitos e das penas", é um excelente livro para refletirmos sobre a gênese das leis.

    ResponderExcluir
  3. Pastor, para nós, eu, Mônica Reis e Andréa Guardiano, conhecer uma pessoa da tua estatura moral e religiosa foi o melhor saldo da reunião de segunda-feira.
    Nosso muito obrigado ainda é pouco.

    ResponderExcluir