terça-feira, 29 de abril de 2008

ABRIL SEM DESCANSO

Certamente os amigos desse blog devem estar querendo entender os motivos de não haver enviado nenhuma postagem há bastante tempo. Vai aqui uma retrospectiva dos últimos dias.

20/04 - Preguei na Igreja Presbiteriana da Barra duas vezes.

21/04 - Não me lembro o que fiz.

22/04 - Viajei para Recife, saindo do Rio às 21h. Fui dormir 1h30m da madrugada.

23/04 - Acordei cedo (5h30m) e concedi uma entrevista para a TV Globo em frente à praia da Boa Viagem. Também pude falar para vários outros orgãos de imprensa. Tudo isso visando promover o Manifesto do Rio de Paz. Em seguida falei sobre o manifesto para dezenas de formadores de opinião da cidade de Recife (vários pastores locais entre eles). Almocei com o fundador do PEBodycount (o trabalho deles consiste em apresentar todos os dias os números exatos dos homicídios ocorridos no estado de Pernambuco mediante consulta às delegacias da cidade) e pensamos juntos sobre várias formas de despertarmos a população e o poder público para o problema da violência. Na parte da noite preguei na Igreja Presbiteriana do Pina (18h30m), e, de lá, saí voando para pregar na Igreja Episcopal (20h30m). Fui dormir de madrugada.

24/04 - Acordamos às 6h e partimos para o Seminário Presbiteriano de Recife. Ali falei sobre o Rio de Paz para vários seminaristas e pude em seguida, mais informalmente, falar-lhes sobre o que eles devem evitar para que seus ministérios e vidas não sejam uma grande frustração. Terminado o encontro, fomos direto de carro para Campina Grande na Paraíba. Na parte da tarde falei para dezenas de pastores sobre o Rio de Paz e o nosso manifesto e na parte da noite preguei na Igreja Presbiteriana Central de Campina Grande. Terminado o culto fui de carro para João Pessoa a fim de pegar um avião às 1h30m para o Rio. O Avião saiu às 3h da manhã.

25/04 - Cheguei em casa e fui para Itacoatiara orar. Na parte da tarde saí com a minha paciente esposa para celebrar o seu aniversário. No meio do jantar tive que partir para o Aterro do Flamengo a fim de fixar 2000 cruzes no seu canteiro no propósito de lembra que número idêntico de cidadãos fluminenses teve sua vida interrompida pelo crime nesse estado sanguinário que faz parte de um país sanguinário. Os voluntários do Rio de Paz se houveram maravilhosamente. Às 3h da manhã estava tudo pronto.

26/04 - Fui dormir às 3h30m, acordei às 6h e partir de volta para o Aterro. Dezenas de entrevistas para os principais orgãos de imprensa do Brasil e mais importantes agências internacionais. Fiquei o dia inteiro sob o sol daquela manhã de sábado. Voltei para casa. E nada de conseguir dormir. Alguém apareceu no meio da noite chutando um dos nossos cartazes e insultando nossos voluntários. Mas consegui descansar.

27/04 - Acordei cedo e fui para o Aterro do Flamengo. Fiz contato com várias pessoas. Conversei longamente com coronéis da PM que apóiam o nosso movimento. Entre eles os excelentes Paúl, Roberto (foi até recentemente comandante do Batalhão da Tijuca) e Carbalo. Fiquei até umas 9h da noite e voltei para casa.

28/04 - Acordei cedo e fui orar em Itacoatiara. À tarde voltei para o Aterro, agora para retirar as 2000 cruzes. Apenas 6 pessoas puderam realizar esse trabalho, entre elas os dois dos coronéis da PM que mencionei acima, Carbalo e Paúl. Fui para a cama morto.

29/04 - Acordei cedo, malhei e fui para Itacoatiara orar. Voltei para casa e parti a fim de levar a minha mãe para o melhor restaurante da cidade para celebrarmos os seus 71 anos de vida. Agora estou aqui, redigindo esse post. Assim que terminar vou arrumar minha mala e partir ainda hoje para Recife com o incansável Pierre, pois tem protesto contra a violência em Pernambuco no dia primeiro de Maio na Praia da Boa Viagem. Vamos lamentar a morte de 1500 cidadãos daquele estado só este ano.

Não tenho previsão de voltar a escrever e gravar mais vídeos para o Palavra Plena .TV. Talvez consiga fazer algo na semana que vem. Não sei. Ore por mim. Estou cansado e com saudade de tempos mais longos em solitude, leitura da Bíblia, contato com minha tese sobre Jonathan Edwards e comunhão com a família.

Deus, contudo, tem nos conduzido em triunfo e creio que o perfume de Cristo tem sido sentido por todos os que têm mantido contato conosco. Estamos nas ruas profetizando, consolando quem perdeu parente nessa guerra e anunciando Cristo, por cuja vida e para cuja glória quero viver.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

A TORCIDA DO FLAMENGO ESTÁ MORRENDO

O hino do Flamengo foi cantado de modo diferente hoje de manhã. Nunca a sua torcida o entoou com tanta lágrima e sentimento de perplexidade associado à incompreensão e luto. Ouvi alguém do meu lado dizer chorando: “Oh! Ele amava o Flamengo”. Era o enterro do bancário Marcelo Vidal Leite Ribeiro, de 28 anos, assassinado por volta das 21h30m da última terça-feira, no Andaraí, quando ia jogar futebol com os seus amigos de infância. Esses mesmos amigos trataram de homenageá-lo no seu enterro, entoando o hino do seu clube de coração. Agora, na decisão da final do Campeonato Carioca de 2008, a torcida do Flamengo não terá o Marcelo torcendo na arquibancada.

Perde a torcida do Flamengo, perde a torcida do Vasco, perde a torcida do Fluminense, perde a torcida do Botafogo. Perde o cidadão carioca, que vê estampada na morte obscena do Marcelo o valor que sua própria vida tem aos olhos de uma sociedade que perdeu de vista o conceito de santidade da vida humana. A onda de assassinatos que grassa na nossa cidade representa uma tragédia que atinge a todas às torcidas, tal como atingiu, por exemplo, a torcida do Botafogo, que no ano passado perdeu dois dos seus torcedores: os menininhos Bruno e João Hélio.

Quem mais perde? Acima de tudo os parentes. O esposo, a esposa, o filho, a filha, o irmão, a irmã, o pai e a mãe. Quem pode mensurar a dor de uma mãe numa hora como essa? Você é capaz de calcular a dor da mãe do Marcelo? Em meio às lágrimas de parentes e amigos, enquanto a cerimônia fúnebre prosseguia, tomei fôlego e procurei me aproximar dos parentes. Cheguei à mãe do Marcelo que estava ao lado do caixão. Inconsolável. Procurei me identificar e ela prontamente me recebeu, tratando logo em seguida de abrir o seu coração comigo. E o que passo a relatar, espero que cale de modo profundo no coração das nossas autoridades públicas, policiais, traficantes de drogas e armas e sociedade civil.

Dona Zely contou-me que o Marcelo foi o filho de uma espera de 18 anos. Durante todos aqueles anos ela lutou para ter um bebê. Marcelo nasceu e, 8 meses após, seu pai vinha a falecer, deixando para trás a esposa com o seu filho recém-nascido. Sendo assim, é bom que todos saibamos que a morte do Marcelo representou a perda do filho único de uma viúva. Pouco antes de fecharem o caixão pude ouvi-la dizer para o corpo inerte do filho o quanto ela o amava. E dele ela se despediu com um beijo.

Amigo, eu não quero parecer dramático. Não há descrição da dor proveniente da perda de um parente amado assassinado que possa fazer jus ao nível de tristeza de quem a experimentou. Peço que você entenda que a minha intenção deliberada é de fato tocar nas cordas do seu coração, na esperança de que você não apenas filosofe sobre o problema da segurança pública no Brasil, mas aja, pois se não oferecermos resistência ao absurdo das mortes por homicídio na nossa cidade, nossa geração entrará para a história como uma raça de covardes e desalmados. Homens e mulheres que testemunharam em silêncio um verdadeiro massacre de vidas humanas.

Antônio Carlos Costa
Presidente do Rio de Paz

quarta-feira, 16 de abril de 2008

PALAVRA PLENA.TV - AS CREDENCIAIS APOSTÓLICAS

Acabei de mandar para a rede, através do Palavra Plena.TV, a primeira mensagem baseada no livro de Efésios (capítulo 1 versículo 1): As Credenciais Apostólicas. Ainda hoje enviarei a continuidade da exposição do verso primeiro.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

O DEBATE TEOLÓGICO PELA INTERNET

Acabei de viver a primeira experiência de discutir e ensinar teologia em tempo real pela internet. Como foi bom! Mal posso acreditar que temos essa ferramenta à nossa disposição (já falei isso antes...). Falamos sobre dízimo, Alcorão, divindade de Cristo, dons do Espírito, entre tantos outros assuntos mais. Acompanhe nossa agenda de debates aqui pelo blog.

Nesse último sábado gravei a primeira mensagem da série de Efésios para o Palavra Plena.TV. Assista e divulgue.

Fogão 3 X 0 Flamengo. "E ninguém cala, esse nosso amor, e, é por isso, que eu canto assim, é por ti fogo!"

sábado, 12 de abril de 2008

VIDEO-CHAT TEOLÓGICO (COMO USAR)

Saiba os passos que você tem que dar para participar do primeiro bate-papo teológico em tempo real pela internet. Copie e cole o endereço abaixo.
http://200.220.14.51/palavraplena/manual01.pdf

sexta-feira, 11 de abril de 2008

VIDEO-CHAT TEOLÓGICO

Venha estudar a Bíblia comigo em tempo real. Estréia nessa segunda-feira às 21h. Não perca.
Para entrar é simples. Basta clicar no link ao lado à sua direita.

OS BASTIDORES DA VIDA CRISTÃ

PALAVRA PLENA.TV
Assista no PalavraPlena.TV mais uma mensagem. Acabei de botar na rede um vídeo sobre Teologia Prática. Minha intenção na mensagem de hoje é de ajudá-lo a compreender que é de essencial importância que saibamos como tornar a vida cristã viável para nós através da prática regular das chamadas disciplinas espirituais do cristianismo.

CHAT TEOLÓGICO
Semana que vem estaremos dando início ao bate-papo teológico em tempo real através do site do Palavra Plena.

ESTUDOS SOBRE EFÉSIOS
A partir de amanhã darei início aos estudos sobre a carta de Paulo aos efésios. Mais uma realização do Palavra Plena.TV!

A EPIDEMIA DE DENGUE
Problemas dessa natureza continuarão a acontecer enquanto a sociedade recusar-se a votar com consciência, cobrar dos seus dirigentes o cumprimento do contrato social, organizar-se para o protesto e exigir que linhas de responsabilidade no exercício do poder público sejam estabelecidas (se alguém soubesse que seria preso por permitir que uma epidemia de dengue se espalhasse por uma cidade, o Rio de Janeiro não estaria mergulhado nesse caos).

MONGES BUDISTAS
A ação dessa gente no Tibete humilha a nós pastores brasileiros que permanecemos calados apesar de vivermos num país marcado pela existência de problemas sociais graves e desnecessários.

MANIFESTO RIO DE PAZ
Você já assinou o abaixo-assinado contra a violência no Brasil?

quarta-feira, 9 de abril de 2008

DIAS SEM DESCANSO

TRABALHO DURO
Esses últimos dias têm sido dos mais trabalhosos de todo o meu ministério. Experimento um misto de alegria e tristeza: por um lado, poder ver tantas portas abertas para fazer o bem e glorificar a Deus, por outro lado, o tempo mais escasso para os livros e a busca em solitude da face de Deus.

O DIA DE ONTEM
Ontem, infelizmente, não deu para botar nenhum vídeo novo na rede. Passei a tarde trabalhando no projeto da webtv. Aprendi a editar vídeos, conheci alguns dos segredos do macintosh e dei os primeiros passos para a criação de um chat teológico. Em breve darei cursos de teologia em tempo real pelo Palavra Plena.TV.

AGENDA DE HOJE
Hoje terei reunião do Rio de Paz (fórum com a ONU, protestos e coleta de assinaturas), um encontro para tratarmos do assunto internet (especialmente melhorias no site e mkt viral), deverei comprar um Honda Biz (para ir à padaria, dar um pulinho de vez em quando na praia, pegar a barca para a Praça Quinze, etc.). À noite, irei aonde? Vou assistir com o Matheus mais um jogo do Botafogo ("E ninguém cala, esse nosso amor...").

OS MONGES TIBETANOS
Quando olho para a disposição dessa gente nesse propósito de enfrentar um regime político opressor, fico a pensar nos pastores do Rio de Janeiro, unidos, marchando pelas ruas da cidade a fim de protestar contra a violência que tem ceifado a vida de tantos, inclusive crentes. Mas, falta-nos fibra, compaixão, teologia e visão. Caramba, que igreja surgiu no Brasil. O evangelho teve o seu conteúdo tão diluído que, hoje vemos igrejas inteiras com todos os males da nossa cultura determinando o curso da vida de milhares de crentes. Um igreja incapaz de salvar o brasileiro do Brasil.

terça-feira, 8 de abril de 2008

A BÍBLIA E O JORNAL

Você se lembra do projeto da Bíblia e o Jornal que comecei nesse blog? Pois bem, agora você o terá tanto aqui como através do Palavra Plena.TV. As notícias mais importantes dos principais jornais do mundo sendo comentadas a partir de uma perspectiva cristã.

PALAVRA PLENA.TV DE HOJE

Queridos amigos desse blog, ainda hoje estarei emitindo mais uma mensagem do Palavra Plena.TV. Lamentavelmente, não terei tempo, em razão da agenda, de fazê-lo logo cedo. Mas, à noite, depois dos trabalhos da igreja, estarei mandando para a rede mais uma mensagem. Passarei a tarde de hoje aperfeiçoando nosso trabalho de captação de imagem e edição. Anote aí: está saindo pelo Palavra Plena.TV a série de exposições bíblicas da carta de Paulo aos Efésios. Você poderá assistir a hora que quiser e de graça.

Confesso que mal posso acreditar que um veículo de comunicação como esse exista. Num curto espaço de tempo já tivemos quase que 400 visitas. E, isto, sem gastarmos dinheiro algum com propaganda.

Se possível, divulguem o apelo para a assinatura do manifesto!

segunda-feira, 7 de abril de 2008

UM VÍDEO EM FAVOR DA VIDA - http://www.palavraplena.tv/

Estou certo de que vamos colher 1 milhão de assinaturas para o Manifesto do Rio de Paz, mas não sem luta, suor e oração. Mover uma nação e uma igreja que se mantém caladas mesmo em face das maiores atrocidades, como o massacre de vidas humanas no Brasil, é tarefa que encontra-se no campo do milagre. Como podemos nos mobilizar para qualquer tipo de coisa sem antes nos preocuparmos com os milhares que morrem por assassinato todos os dias, muitos dos quais crentes? Que valor é mais alto do que a vida? Explica-me, amigo, a razão do silêncio do povo brasileiro e dos que se dizem crentes. Peço que você divulgue o vídeo que acabei de lançar no site do Palavra Plena.TV (http://www.palavraplena.tv/). Nossa intenção é alcançar o quanto antes esse número de assinaturas, ir a Brasília e protestar. Não é pieguice da minha parte dizer: enquanto não agimos milhares morrem todos os dias nas nossas cidades. Deus adverte-nos na sua palavra que, ele julga sociedades violentas: "Ai da cidade opressora, da rebelde e manchada!" (Sofonias 3:1). A igreja não escapará desse juízo se permanecer calada por temer bandido. Sua falta de lágrimas a condenará. O Espírito se apartará das suas assembléias. Deus poderá fazê-la sentir na carne, numa extensão muito maior do que a que tem vivido, o que significa perder por meio da violência gente que se ama.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

NASCEU! PALAVRA PLENA.TV

quinta-feira, 3 de abril de 2008

NEWSLETTER RIO DE PAZ

Rio, 3 de Abril de 2008

Caros voluntários e mantenedores do Rio de Paz,

A partir de agora daremos início a uma nova fase da nossa relação. Todos os meses, você receberá uma carta relatando as atividades do nosso movimento de defesa dos direitos humanos no Brasil. Estamos procurando nos aperfeiçoar, tencionando atingir padrões de excelência em tudo o que fazemos. Para tal, a partir da ajuda de amigos, contratamos os dois primeiros funcionários para trabalho de tempo integral. Já temos o nosso escritório, passamos nossa homepage por uma completa reformulação, foi dada entrada na documentação para a transformação do Rio de Paz em pessoa jurídica e, em breve, teremos nossa conta bancária.

O ano de 2008 começou intenso. Como você pôde ver através da mídia, realizamos em parceria com a Polícia Militar do Rio de Janeiro, a pedido de alguns dos seus oficiais, um ato público na praia de Copacabana em memória dos 586 policiais mortos por assassinato nos últimos 4 anos. Estive recentemente nos Estados Unidos a fim de estabelecer nossos primeiros contatos com instituições americanas interessadas em nos ajudar na luta contra a violência no Brasil. Há, nesse momento, cinco americanos desejosos de trabalhar como voluntários, dois deles encontrando-se em processo de mudança para o Brasil. Iniciamos todo o trabalho de organização da nossa próxima conferência em parceria com a ONU, a ser realizada no mês de Setembro, cujo tema será: Violência, Participação Popular e Defesa dos Direitos Humanos. Definimos uma agenda provisória de protestos. Definimos uma agenda provisória de protestos. Muito em breve realizaremos um ato público no Aterro do Flamengo e outro no estádio do Maracanã.

O maior desafio do ano, sem dúvida alguma, é a coleta de no mínimo um milhão de assinaturas, a fim de apresentarmos um manifesto pela redução de homicídio no Brasil aos governadores brasileiros, ministro da justiça e presidente da república. Não basta ficarmos no protesto. Este tem o seu valor, pois chama a atenção da mídia, põe pessoas juntas e sensibiliza a consciência de cidadãos. Carecemos, contudo, do braço do estado. Cremos que, com o empréstimo de força ao estado por parte da sociedade unida e a fiscalização de perto por parte de uma população organizada em torno de uma causa justa, essa taxa obscena de assassinato vai cair.

Fique firme. Estamos no caminho. Não sabemos quanto tempo durará essa luta, mas sabemos que sem uma participação popular paciente, determinada e ao mesmo tempo pacífica, não haverá vitória. E de que vitória carecemos! O que está em jogo é a vida de milhares de brasileiros.

Um forte abraço!

Antonio Carlos Costa
Presidente do Rio de Pa