sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

A ÚLTIMA MENSAGEM DO REVERENDO ANTONIO ELIAS

Acabei de receber a triste notícia que o reverendo Antonio Elias faleceu hoje pela manhã. Ele é o pai espiritual de toda uma geração. Meu pai espiritual. Fui convertido na igreja que ele plantou, ele exerceu papel decisivo na minha entrada no ministério sagrado, batizou minha mãe, pregou inúmeras vezes na igreja onde sou pastor, concedeu-me conselhos em momentos cruciais da minha vida, ensinou-me a amar a igreja de Cristo, a pregar para consolar o abatido de espírito, entre tantas outras bênçãos mais que recebi através da sua preciosa vida.

Num dos meus últimos encontros com ele, quando ele encontrava-se internado no CTI de um hospital em Niterói, o reverendo da cama que se encontrava, virou-se para mim quando encontrava-me à porta para sair e disse-me: "eu te amo". Até então ele nunca havia dito isso para mim, embora sempre o tivesse demonstrado das formas mais comoventes possíveis. Espero até o fim da minha vida andar nos seus passos, amando a Deus e a Sua Palavra e pregando uma mensagem que seja ao mesmo tempo simples e capaz de encorajar os seres humanos, nesta vida dura, curta e incerta que todos levamos.

Escrevo essas linhas na sua casa, ao lado do seu quarto. Há um solenidade e paz que não sou capaz de descrever. Dona Maria José, sua esposa, acabou de me passar a última mensagem dele, escrita há três semanas quando ele se encontrava no hospital, tendo que se submeter a sessões diárias de diálise.

ACEITE ESSE PRESENTE !

Lc. 2:8-11
“...é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi,
O Salvador, que é Cristo, o Senhor”. (v.11)

Ele era esperado, anunciado pelas Escrituras. Mas, quando chegaria?
Somente o Pai conhecia o tempo certo.
“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel”
(Is 7:14).
“...um menino nos nasceu, um filho se nos deu...e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz....” (Is. 9:6).
- Mas, quando viria?
E naquela noite o anjo diz aos pastores que guardavam os seus rebanhos: “Hoje vos nasceu o Salvador...” !
Veio a palavra, primeiramente, a quem talvez nem estivesse, no momento, preocupado com o assunto. E as pessoas simples e humildes, não a ilustres e importantes. (É verdade que também os Magos viram a Sua estrela - Mt.2:1-2 -, tiveram a sua oportunidade e a aceitaram!).
“...hoje vos nasceu...”
“Hoje” é o dia aceitável! “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações"! (Hb.4:7) Pois a mensagem do anjo ainda afirma: “...vos nasceu”. Ou seja: nasceu para vós, para mim e para você!
- Quem nasceu? “Cristo, o Senhor”! O “Emanuel” (Deus conosco)! O “Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”!
Seu valor não pode ser descrito: apenas é mencionado e pode ser provado por aquele que o desejar, pois Ele não se impõe: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele e ele comigo”.
(Ap. 3:20)
Depois de conhecê-lO, de encontrá-lO ainda na manjedoura, os pastores, felizes, saíram divulgando “o que lhes tinha sido dito a respeito desse menino”! E todos se admiravam!
É muito importante aceitar esse Presente! E nós que O aceitamos, vamos, como aqueles pastores, contar aos que passam pelo nosso caminho, o que Ele tem feito em nossa vida, o que tem sido para nós!

Vale a pena!

Feliz Natal em 2007! E que Deus o abençoe e a toda a sua casa!

Antonio Elias e Maria José

8 comentários:

  1. Antonio Elias foi o melhor pregador que já ouvi em minha vida...
    Do alto de seus 96 anos conseguia cativar a todos com sua alegria e fé! Não é como a maioria dos ditos pastores de hoje em dia. Era amoroso e temente ao Nosso Senhor com simplicidade e alegria. NUNCA o ouvi pregar em que ele não se emocionasse ao falar de Cristo. Tudo isto com emoção, esperança e alegria de saber-se servo de um Deus que é Amor acima de tudo!
    Louvo ao Nosso Senhor por ter sido sua ovelha nos últimos anos de seu ministério!

    ResponderExcluir
  2. Acabo de chegar da Igreja Betânia, onde inúmeras pessoas se despedem do rev. Antônio Elias, dando-lhe um até breve. Louvado seja o Senhor que nos consola diante da perda e da dor.

    Renato Vargens

    ResponderExcluir
  3. Quando pregava, o Rev. Antonio Elias, fazia o nosso coração agitado sossegar e ouvir o que ele tinha a dizer acerca de Cristo. Simplicidade, sinceridade e paixão foram marcas que pude observar no seu serviço de pregação do evangelho. Certamente o veremos de novo em Cristo, mas, desta vez, para sempre.

    ResponderExcluir
  4. Tenho certeza que o ceu hj está em festa!!!!!!!!!
    Um abç Naquele que nos consola
    Eliane

    ResponderExcluir
  5. Soube da partida de nosso querido pastor Antônio Elias dias depois de seu falecimento, mas só hoje acessei sua mensagem que caiu como água fresca num certo deserto de mãe que só consegue buscar a Deus depois que as crianças dormem...
    Lembro-me das vezes que ouvi suas pregações em nossa igreja (IPBarra da Tijuca) e quanto esse ancião de jovem mente me edificou e me aproximou do Senhor Jesus com tamanha simplicidade e doçura. Sentirei saudades, mas tenho a certeza que nos encontraremos um dia...
    Ao querido rev. Antônio Elias, minha saudade e ao querido pastor Antônio minha gratidão por se deixar ser usado por Deus e nos presentear com essa doce mensagem.
    Graças damos ao Senhor pela sua soberania.

    Glorinha e Sérgio
    (IPBarra da Tijuca)

    ResponderExcluir
  6. Tomei conhecimento do falecimento do Rev. Antônio Elias através do site do Caio Fábio. Tive o previlégio do conhecer o reverendo e levá-lo para pregar em minha igreja e tomar café em sua casa. Foi uma honra conhecê-lo. Ele era um verdadeiro pastor.

    Soli Deo Glória!!!

    Rev. Idauro Campos
    Pastor da Igreja Congregacional em Andorinhas

    ResponderExcluir
  7. Os púlpitos das Igrejas Presbiterianas estão em silêncio pela ausência de um dos maiores pregadores que a IPB já teve. Tive o privilégio de ouvi-lo pregando na Igreja presbiteriana em Vila Kennedy. Ele era um exemplo de um verdadeiro pastor vocacionado por Deus.

    ResponderExcluir
  8. Hoje acordei com a pessoa do Reverendo Antonio Elias em minha mente.Pelo que observei, nao existe (ate onde vi) nenhuma biografia deste homem de Deus. Que pena! Existem tantos testemunhos da sua vida preciosa. Quem sabe alguem vai tomar a frente.

    ResponderExcluir