quarta-feira, 13 de agosto de 2008

TROCA DE EMAILS ENTRE AMIGOS: PASSAGENS DIFÍCEIS DA BÍBLIA

O PRIMEIRO EMAIL

Subject: ENC: [As vozes que fazem o Brasil] mandamentos de Deus


MANDAMENTOS DE DEUS


O sacerdote da Igreja
disse no seu sermão
que todo o povo de deus deve ler a biblia
e seguir os mandamentos lá escritos.

Será que posso mesmo?
Será que minha consciência permite?
Será que o Estado vai deixar?


Ezequiel 09:06 - Matai velhos, mancebos e virgens, criancinhas e mulheres, até exterminá-los

Êxodo 32:27- Então ele lhes disse: Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Cada um ponha a sua espada sobre a coxa; e passai e tornai pelo arraial de porta em porta, e mate cada um a seu irmão, e cada um a seu amigo, e cada um a seu vizinho.

Números 31:17,18 - Agora, pois, matai todo o homem entre as crianças, e matai toda a mulher que conheceu algum homem, deitando-se com ele. Porém, todas as meninas que não conheceram algum homem, deitando-se com ele, deixai-as viver para vós.

Deuteronômio 20:16,17 - Mas, das cidades destes povos, que o Senhor teu Deus te dá em herança, não permitirás que alguém fique vivo, mas passá-los-ás todos ao fio da espada;

Deuteronômio 2:33,34 - E o SENHOR NOSSO DEUS no-lo entregou, e o ferimos a ele, e a seus filhos, e a todo o seu povo. Também naquele tempo lhe tomamos todas as cidades, e fizemos perecer a todos, homens, mulheres e pequeninos, não deixando sobrevivente algum;

Deuteronômio 32:25 - Por fora devastará a espada, e por dentro o pavor, tanto ao mancebo como à virgem, assim à criança de peito como ao homem idoso.

O SEGUNDO EMAIL

Antonio e ..., depois conversamos um pouco sobre as possibilidades de interpretação.

O TERCEIRO EMAIL


Meus tão estimados amigos,

Creio que todas essas passagens dificílimas devem ser vistas à luz do seu contexto histórico, textual e teológico mais amplo. O fato de Deus ser o “ Deus de Israel”, o que é admitido pelo próprio Cristo, não significa que ele seja um deus tribal, tal como o povo de Israel quis transformá-lo. A Bíblia destaca o fato de que Israel foi escolhido por Deus para que o próprio Deus fizesse uma ampla revelação de si mesmo e do seu infinito amor à humanidade. Poderia citar dezenas de textos bíblicos que ressaltam essa verdade.

Todos os textos mencionados nesse email fazem parte do livro de cabeceira de Cristo – o Antigo Testamento. O mesmo Cristo que nos ensinou a amar e perdoar. O Novo Testamento, escrito pelos que conviveram intimamente com Ele, serviu de base para a redação de todas as declarações existentes sobre direitos humanos. Creio, contudo, sinceramente, que amor de Deus e a sua justiça, jamais deveriam ser separados por nós. O textos que falam sobre a aplicação da pena capital no AT, refletem a decisão soberana de Deus de usar o seu povo como agente da Sua santa e perfeita justiça, a fim de restaurar a verdade e a paz. Os povos que foram julgados por Deus, através do povo de Israel em Canaã, praticavam o ritual de apresentar seus filhos primogênitos como sacrifício ao deus Baal. Isso causava indignação a Deus. Um Deus que não exige tolices dos homens.

É triste ter que admitir, mas todos nós, concordamos com o fato de que, o uso da força na perspectiva de fazer prevalecer a justiça é legítimo. Somos ou não somos gratos aos heróis da Segunda Guerra que salvaram a humanidade do Nazismo? Gostaria de não ter que admitir isso, pois amo a vida e não gosto de matar nem formiga. Mas, nenhum Estado subsiste sem o uso legítimo da força. Fazer o contrário pode significar covardia e falta de amor.

Em suma, Cristo não é Ghandi. O pacifismo (que não é o mesmo de ser pacificador) é impossível em um mundo como o nosso. Sendo assim, Deus pode ordenar que o seu povo aja como instrumento da sua justiça. Como diz o apóstolo Paulo na carta aos Romanos capítulo 13 versículos 3 e 4: “Porque os magistrados não são para temor quando se faz o bem, e, sim, quando se faz o mal. Queres tu não temer a autoridade? Faze o bem, e terás louvor dela; visto que a autoridade é ministro de Deus para o teu bem. Entretanto, se fizeres o mal, teme; porque não é sem motivo que ela traz a espada; pois é ministro de Deus, vingador, para castigar o que pratica o mal”.

Não nego o fato, porém, de que a Bíblia é a matéria-prima de todas as heresias, tal como o átomo é a matéria-prima de toda bomba atômica. Pessoas podem usar a Bíblia para matar. Pessoas pode usar a energia nuclear para matar. Mas, sem Bíblia e sem átomo resta-nos um vácuo pavoroso.

Antonio



Um comentário:

  1. Deus sempre vai requerer de todos nos uma postura uma identidade com Ele; fato que tem sido esquecido nos dias atuais. A Bíblia precisa ser lida dentro do seu contexto e aplicada em nossas vidas,para isso,temos as ferramentas necessárias como a Hermenêutica Exegese e outras.
    Os mandamentos Divinos ainda são preciosos para um viver correto. Não podemos encará-los como penosos para em contra partida viver uma vida dissoluta.

    ResponderExcluir