sábado, 9 de agosto de 2008

A SABEDORIA PARA A SALVAÇÃO


Entrai pela porta estreita (larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz para a perdição e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta e apertado o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela (Evangelho de Mateus 7 13-14)

INTRODUÇÃO
As escrituras sagradas ensinam com absoluta clareza, mediante o testemunho de diversos autores inspirados, que a maior necessidade humana é a necessidade de salvação. Os homens estão mortos nos "seus delitos e pecados". O que caracteriza esse estado de morte espiritual é a vida em pecado. A principal marca dessa vida em pecado é o fracasso da humanidade em amar. Não amamos a Deus e ao próximo. Isso é pecado. Significa viver uma espécie de vida diametralmente oposta a que Deus designou para o homem. Viver sem amar é viver a vida que o próprio Deus não vive. Deus, na sua santidade e justiça, não pode receber no seu reino e abençoar eternamente homens e mulheres que não amam. Ele tem que punir. Não cumprir a lei do amor é detestável aos olhos de Deus. Sendo assim, Deus adverte a todos, na sua Palavra, que um dia haverá de julgar os homens em razão dessa vida de não conformidade ao caráter de Deus.

Note que nada é arbitrário. Deus não pune o homem por mero capricho. Não se trata de excesso de meticulosidade. Muito menos exigir tolices ou punir pelo que é banal. Não. Ele julga os homens mediante a relação que estes mantém com a sua lei. Lei que exige que os homens amem uns aos outros e a Deus com todo o seu ser.

Como somos uns fracasso no campo do amor, encontramo-nos sob o justo juízo de Deus. Porém, esse mesmo Deus, por ser infinito em graça e misericórdia, abriu um caminho de salvação mediante a morte de Cristo: " E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos" (At 4:12). Em Cristo o pecado do desamor, que se constitui uma verdadeira afronta a um Deus amável, excelente - criador e sustentador de todos, é tratado de modo adequado e cabal. Deus pune os nossos pecados na pessoa do seu Filho, e chama a todos os homens para que esses se arrependam e creiam nessa oferta graciosa de salvação.

Essa passagem do Evangelho de Mateus é uma advertência à humanidade. Nela, Deus, ajuda os homens a saber quais as principais verdades que os seres humanos precisam compreender a fim de que se tornem sábios para a salvação. Que verdades são essas?

1. TODOS DEVEMOS BUSCAR ATÉ OBTER A NOSSA SALVAÇÃO PESSOAL.
O Senhor Jesus diz: "Entrai...". Há um elemento de esperança nesse imperativo. A salvação é possível. Porém, essa salvação deve ser buscada até ser apropriada. É como entrar por uma porta. Sair de um lugar para outro. Isso envolve uma decisão que deságua em uma ação concreta. Trata-se de algo definido. Uma experiência real. É alguém chegar ao ponto de dizer: "Algo aconteceu comigo, entrei em uma outra esfera de vida, encontro-me em outro lugar".

O caminho é revelado como único. Trata-se de uma só porta. Há algo que inaugura a entrada nessa vida. Aquilo que se constitui no seu início.

2. TODOS DEVEMOS COMPREENDER O FATO DE QUE ESSA EXPERIÊNCIA MONUMENTAL DE SALVAÇÃO, RESULTA DE UM AJUSTE DA NOSSA VIDA ÀS DEFINIDAS E CLARAS CONDIÇÕES ESTABELECIDAS POR DEUS PARA QUE O HOMEM SEJA SALVO.
Significa entrar por uma porta. Essa porta é chamada de estreita. Ela é estreita porque não é qualquer porta. Suas principais características resultam do que o próprio Deus determinou como caminho de redenção.

3. TODOS DEVEMOS COMPREENDER O FATO DE QUE SOMENTE SOMOS DESPERTADOS PARA A BUSCA DA SALVAÇÃO QUANDO TOMAMOS CONSCIÊNCIA DO FATO DE QUE PESSOAS DIFERENTES, ANDAM POR ESTRADAS DIFERENTES E CAMINHAM PARA DESTINOS DIFERENTES.
Cristo dá ênfase ao fato de que todos estamos vivendo de uma determinada maneira. Essa vida que vivemos está conduzindo a cada ser humano para um fim que lhe é próprio.

4. TODOS DEVEMOS COMPREENDER O FATO DE QUE SEGUIR A OPINIÃO PÚBLICA QUANDO O ASSUNTO TEM A VER COM A RELAÇÃO DE DEUS COM O HOMEM SIGNIFICA ANDAR INEVITAVELMENTE PELO CAMINHO QUE CONDUZ A PERDIÇÃO.
Observe como milhares estão enganados. O que caracteriza a sua religião é a idéia de que não há muito o que mudar e renunciar. É a salvação da condição fácil e dos estilo de vida que não custa nada ao que o pratica.

5. TODOS DEVEMOS APLICAR CERTOS TESTES À NOSSA VIDA A FIM DE SABERMOS SE ESTAMOS NO CAMINHO DA SALVAÇÃO.
Que testes são esses? Primeiro, precisamos saber se entramos pela porta estreita. Segundo, se percebemos que fazemos parte de uma minoria. Terceiro, se esse caminho representa o exato oposto da forma como a maioria vive.

APLICAÇÃO

1. TOME A DECISÃO DE SER SALVO.

2. DEIXE OS TERMOS DESSA SALVAÇÃO SEREM DETERMINADOS PELO PRÓPRIO DEUS.

3. CONSIDERE A HORROR DA PERDIÇÃO ETERNA.

4. CONSIDERE A GLÓRIA QUE SE SEGUIRÁ A VIDA DE RENÚNCIA AO PECADO.

5. FIQUE COM DEUS E A SUA PALAVRA E NÃO COM A OPINIÃO PÚBLICA.

6. PROCURE SABER SE O SEU ESTILO DE VIDA DIFERE DE FATO DA FORMA COMO VIVEM A MAIORIA DOS SERES HUMANOS.

CONCLUSÃO
Pela graça divina um caminho de salvação foi aberto por Deus. Contudo, carecemos de sabedoria para sermos salvos. Sabedoria essa que dista anos luz daquilo que a maioria dos homens crê como necessário para que um ser humano seja salvo por Deus.

2 comentários:

  1. Esta porta é realmente estreita... Como é difícil !!! Mas se nos tornarmos dependentes de Deus em tudo, poderemos passar facilmente ? Será que até Satanás se tornará dependente de Deus ??? "Então Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque etá escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto."

    ResponderExcluir
  2. Olá Pr. Antonio,
    Desculpa tomar esse espaço aqui, mas gostaria de saber sobre as atualizações do sermões em audio tanto do Site da Igreja da Barra como do Site Palavra Plena. As pregações que ali estão, mostra a Grandeza do nosso Senhor Jesus. Por favor atualizem. Grato, em Cristo Jesus.
    Renato Ilkiw - IPB Vila Ré - SP

    ResponderExcluir