quarta-feira, 12 de novembro de 2008

BLOG NOVO!

Gente, eu tomei fôlego, pensei, orei e decidi mudar de blog. É que através de um amigo americano conheci o sistema do typepad. Ele tem mais recursos e é mais elegante. Aqui vai o novo link (e já tem um post novo!): http://palavraplena.typepad.com

terça-feira, 11 de novembro de 2008

O QUE A LITERATURA DE AUTO-AJUDA NÃO FALA


Ana (I Sm 1) ficou face a face com o atributo da soberania. Pôde vivenciar toda a luta, frustração e vergonha da esterilidade. Viu-se perante uma barreira intransponível – o ser humano perante uma vontade inflexível. O cosmos contra uma mulher. Aí se percebe que o poder da vida e da morte está nas mãos do Criador. A humanidade inteira, grandes e pequenos, homens e mulheres, ricos e pobres, todos devem sua origem e tempo de existência ao poder e determinação de um outro. Como disse o rei Davi: “Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda”. Ana experimentou aquilo que poderíamos chamar de senso de criaturidade e dependência absoluta. Em seguida, percebeu como verdade não apenas abstrata, mas manifestada de modo concreto na vida, o fato de que riqueza e pobreza, honra e humilhação, são decretadas por Deus.

Nem sempre o que trabalha prospera e o que age com retidão é honrado. É fato que quando Deus decreta riqueza, costuma decretar trabalho, e quando decreta integridade, costuma decretar honra. Contudo, nem sempre as coisas funcionam assim. Análises podem ser feitas sobre o curso da vida do que prosperou e foi honrado. Causas da riqueza e da honra serão descobertas e virtudes serão encontradas. Porém, quem, a despeito de toda virtude e forma prudente e sábia de administrar a vida, pode ficar livre dos infortúnios que escapam ao controle humano? Lá estava o que trabalhou duro e prosperou alcançando de modo resoluto suas metas. Mas por que antes de prosperar não fez um acidente vascular cerebral ou o avião em que viajava não caiu? O que ele pode fazer pelas artérias do seu cérebro, ou o vôo de um MD 11 cruzando o Atlântico? Que biografia sobre a vida de homem de sucesso atribui a uma providência cheia de graça o fato de essas tragédias não terem interrompido a tal trajetória vitoriosa de vida? Ana foi curada de deixar cair no esquecimento o fato de que nossas vidas estão penduradas por um fio que se encontra na mão de um ser soberano.

Mais um trecho do meu novo livro: Enquanto o Sonho não Nasce: Por que Deus adia a Realização dos nossos Sonhos?

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

VENDO ATRAVÉS DA LÁGRIMA


O maior propósito de Deus para os seres humanos é que esses o conheçam e o desfrutem para sempre. Nisso consiste a maior felicidade de um homem, contemplá-lo e amá-lo, em razão da perfeição dos seus atributos. Cultuá-lo, por força da visão comovente da sua beleza. Sendo assim, a Bíblia nos ensina... que Deus usa o seu governo providencial para nos ensinar teologia. Mediante essa ação soberana, por meio da qual seus planos eternos são cumpridos (o que é chamado em teologia de providência), Deus usa o nosso sofrimento para que tenhamos uma visão da sua beleza que não teríamos de outra forma. É da vontade divina, portanto, que o homem, em muitas ocasiões, em vez de sair em busca de uma causa específica para a sua dor ou um propósito para o seu infortúnio (o que muita vezes é impossível e gera muito stress espiritual), busque investigar atentamente que aspecto das perfeições divinas Deus quer revelar. Deus está sempre falando de si mesmo ao homem.

Extraído do livro: Enquanto o Sonho não Nasce: Por que Deus adia a Realização dos nossos Sonhos?

sábado, 8 de novembro de 2008

O DONO REAL É DEUS

A Bíblia afirma, no Salmo 24 versículo 1: “Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam”. Tudo que a ética cristã tem a falar sobre economia e ecologia está alicerçado nessa passagem. Somos apenas administradores do que é de Deus. Não temos o direito de usar as produções humanas e naturais para a satisfação egoísta dos nossos desejos. O homem terá que usar a terra sem abusar da terra, se beneficiar da atividade profissional humana sem explorar o seu semelhante. A economia de mercado, por exemplo, terá que ser regulada, sim – pelo temor de Deus. É um insulto a Deus transformar em ídolos que nos escravizam as riquezas que nos foram dadas com uma dupla finalidade: o nosso aprazimento e meios de aprofundamento da relação com Ele.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

COMUNIDADE PALAVRA PLENA

Gostaria muito de saber quem está freqüentando o blog regularmente e manter uma relação mais estreita com esses amigos e irmãos. Acabei de criar a Comunidade Palavra Plena. Voltada para cristãos interessados em teologia reformada e no conhecimento da beleza de Deus.

Inscreva-se agora! Vai ser um prazer identificá-lo. Se possível, coloque uma foto.

Aqui vai o endereço: http://palavraplena.ning.com/

NÃO MATARÁS

Inscreva-se na rede cristã pela redução das mortes violentas no Rio. Assim a comunicação entre milhares de cristãos interessados pelo tema será facilitada.
http://naomataras.ning.com

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

REDE CRISTÃ DE COMBATE AO CRIME

VIOLÊNCIA NO ESTADO DO RIO: 2007-Jul 2008/Fonte: ISP

* HOMICÍDIO DOLOSO-9405

* AUTO DE RESISTÊNCIA-2149

* POLICIAIS MORTOS EM SERVIÇO-45

* LATROCÍNIO-320

* DESAPARECIDOS-7370

* FERIDOS-115.644

Esses são os números da violência no nosso Estado entre Janeiro de 2007 e Julho de 2008 (o ISP ainda não divulgou os números de Agosto, Setembro e Outubro). Os números do atual governo. Um governo que deve ser respeitado por nós, pois foi democraticamente eleito. Um governo que não é o responsável pelo início dessa tragédia social, que é histórica e endêmica. Mas, um governo que tem falhado. Por que?

A nós nos cabe procurar conhecer a resposta para essa pergunta. Quem sabe, oferecer ajuda mediante engajamento popular. E não apenas isso. Erguer a voz bradando: "Não matarás".

Esse blog é uma iniciativa do ministério que lidero há 11 anos. Durante todo esse período usei o Programa Palavra Plena para pregar o evangelho. Creio que chegou a hora de lutar pelo direito à vida ao lado do trabalho prioritário de anunciar a morte e ressurreição do Filho de Deus.

A partir de agora, você que se tornou membro do blog, estará recebendo informações sobre a segurança pública no Rio de Janeiro. O desejo é o de dar um enfoque cristão para o tema. Conto com sua participação e entusiasmo.

Pode ser que essa cidade ouça a voz de Deus através da Sua igreja e se arrependa da sua maldade. Nossas ruas estão cobertas de sangue. Deus não nos criou para isso.

Consulte a Rede Social do Palavra Plena: http://palavraplena.ning.com/

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

ESPANTADO COM O AMOR DE DEUS

Deus quer que aprendamos a reconhecer sua existência como fundamento da vida e o seu poder e amor como causas primárias de tudo aquilo que nos chega às mãos. Até porque ter alguém no cosmos para quem podemos dizer um racional “muito obrigado” nos momentos de prazer acrescenta um sabor à vida que só conhece aquele que vê uma declaração de amor em cada dádiva recebida. Por isso, Calvino costumava dizer que o ímpio come a comida e não sente o sabor, pois não a recebe com ações de graças.

A razão pela qual, portanto, Deus conduz-nos a apresentar nossas súplicas a ele reside no fato de que uma vez que estas tenham sido atendidas, transformam-se em cânticos de louvor. Por tudo isso, Deus, na sua infinita sabedoria e amor, suprime e adia o recebimento de algumas bênçãos, a fim de nos levar à oração. Depois de muita busca, contrição, lágrimas e reconhecimento da soberania divina sobre as nossas vidas, Ele nos concede a bênção tão ansiada. Deste modo, o que seria concebido como algo absolutamente natural passa a ser encarado como um milagre, pois desde o grão de arroz que nos chega à mesa até a salvação em Cristo, tudo é obra da graça divina. O cristão é alguém espantado com o amor de Deus.

Extraído do livro: Enquanto o Sonho não Nasce: Por que Deus Adia a Realização dos nossos Sonhos?
Lançamento: Próximo Natal

domingo, 2 de novembro de 2008

CANIÇO PENSANTE


Para onde quer que o homem lance o olhar contempla aquilo que pode representar a sua destruição. A condição do homem é trágica. Os cristãos sempre levaram em consideração esse fato. Para eles a vida de um incrédulo sempre foi um enigma, pois os que tem as certezas do evangelho não sabem como alguém pode viver sem uma esperança adequada - suficiente para atender às aspirações do espírito humano e baseada em evidência racional. Foi Pascal quem disse:

É preciso ter a alma muito elevada para compreender que não há... satisfação verdadeira e sólida; que todos os nossos prazeres não passam de vaidade, que os nossos males são infinitos; que, finalmente, a morte que nos ameaça a cada instante deve colocar-nos infalivelmente, dentro de poucos anos, na terrível necessidade de sermos eternos, ou aniquilados, ou infelizes.

Foi Pascal, como poucos pensadores, quem pôde descrever o caráter ambíguo da condição humana – sua grandeza e a sua miséria, que ironicamente, coincidem:

A grandeza do homem é grande na medida em que ele se conhece miserável. Uma árvore não se conhece miserável. É, pois, ser miserável conhecer-se miserável; mas, é ser grande conhecer que se é miserável. Todas essas misérias provam a sua grandeza. São misérias de grande senhor, misérias de um rei destronado... numa palavra, o homem conhece que é miserável. Ele é, pois, miserável, de vez que o é... o homem não passa de um caniço, o mais fraco da natureza, mas é um caniço pensante.

Um caniço pensante! Um ser frágil e que o sabe. Como atender as demandas da alma de um ser racional e que se vê ao mesmo tempo exposto à tragédias das quais procura fugir com horror? Como lidar com o receio de ter que enterrar os filhos em lugar de ser enterrado por eles, de ser abandonado pelo que ama, se privar mediante morte do convívio com alguém estimado, perder a reputação, ser objeto de uma escaramuça, fazer um câncer, sofrer um acidente grave, presenciar uma terceira guerra mundial ou ver um asteróide se chocar contra o planeta terra e destruir toda a espécie humana e tudo aquilo que esta produziu, sem deixar registro algum de um poema ou composição musical? E isto sem ter ninguém do lado de fora para chorar. Será que as palavras que William Shakespeare põe nos lábios de um dos seus personagens estão com a resposta final?

Apaga-te, vela fugaz!
A vida não é senão uma caminhada
Sombria, um pobre ator
Que se pavoneia e gasta a sua hora
No cenário,
E logo ninguém mais o ouve;
Vem a ser um conto
Narrado por um idiota,
Cheio de ruído e fúria,
Que não significa nada.

O que Cristo trata de fazer nessa passagem é apresentar uma forma de o homem aprender a lidar com os seus temores. Ele não apresenta um mandamento tão além do que o homem julga ser capaz de alcançar, sem ao mesmo tempo revelar a razão de ser do mandamento. Cristo nunca pede do homem o que este não pode dar. Deus não deixaria os seres humanos sem uma saída para as suas preocupações, muitas das quais suficientemente fortes para deixar qualquer pessoa aturdida.

A partir do versículo 25 Cristo trata de apresentar os motivos para crer da razão iluminada pelo evangelho. Sim, há duas formas de usarmos a mente. A forma natural e a forma iluminada. A fé cristã não tem nada a dizer para aquele que rejeita o evangelho. O evangelho provê luz. Sem a luz do evangelho a mente humana terá que funcionar inevitavelmente sob a influência das trevas dos condicionamentos mais diferentes impostos pelo pecado. Sem o evangelho o homem natural pode até chegar à conclusão de que Deus existe. O que ele não conseguirá jamais será conceber um Deus confiável.

Aqui vai uma lição básica e que será enfatizada ao longo de toda essa exposição bíblica: o cristianismo exige o uso do cérebro. Cristo não nos chama para fazermos outra coisa que não seja pensar. Pensar a partir do evangelho. Um evangelho que ensina o homem a confiar no caráter de Deus.

Extraído do livro que estou para lançar no Natal: Ansiedade: Quando o Homem Duvida do Caráter de Deus