terça-feira, 11 de novembro de 2008

O QUE A LITERATURA DE AUTO-AJUDA NÃO FALA


Ana (I Sm 1) ficou face a face com o atributo da soberania. Pôde vivenciar toda a luta, frustração e vergonha da esterilidade. Viu-se perante uma barreira intransponível – o ser humano perante uma vontade inflexível. O cosmos contra uma mulher. Aí se percebe que o poder da vida e da morte está nas mãos do Criador. A humanidade inteira, grandes e pequenos, homens e mulheres, ricos e pobres, todos devem sua origem e tempo de existência ao poder e determinação de um outro. Como disse o rei Davi: “Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda”. Ana experimentou aquilo que poderíamos chamar de senso de criaturidade e dependência absoluta. Em seguida, percebeu como verdade não apenas abstrata, mas manifestada de modo concreto na vida, o fato de que riqueza e pobreza, honra e humilhação, são decretadas por Deus.

Nem sempre o que trabalha prospera e o que age com retidão é honrado. É fato que quando Deus decreta riqueza, costuma decretar trabalho, e quando decreta integridade, costuma decretar honra. Contudo, nem sempre as coisas funcionam assim. Análises podem ser feitas sobre o curso da vida do que prosperou e foi honrado. Causas da riqueza e da honra serão descobertas e virtudes serão encontradas. Porém, quem, a despeito de toda virtude e forma prudente e sábia de administrar a vida, pode ficar livre dos infortúnios que escapam ao controle humano? Lá estava o que trabalhou duro e prosperou alcançando de modo resoluto suas metas. Mas por que antes de prosperar não fez um acidente vascular cerebral ou o avião em que viajava não caiu? O que ele pode fazer pelas artérias do seu cérebro, ou o vôo de um MD 11 cruzando o Atlântico? Que biografia sobre a vida de homem de sucesso atribui a uma providência cheia de graça o fato de essas tragédias não terem interrompido a tal trajetória vitoriosa de vida? Ana foi curada de deixar cair no esquecimento o fato de que nossas vidas estão penduradas por um fio que se encontra na mão de um ser soberano.

Mais um trecho do meu novo livro: Enquanto o Sonho não Nasce: Por que Deus adia a Realização dos nossos Sonhos?

4 comentários:

  1. Um dos maiores ensinamento que existe é: Amar a Deus e ao próximo. Não vejo palavras mais sábias do que esta. Sempre precisamos de alguém. Somos sempre dependentes do oturo. Somos dependentes de Deus. E isto deve ser venerado, pois Deus é Deus. E precisamos do próximo. Nenhum homem é uma ilha, como já foi dito. Até mesmo para nascer precisamos do próximo. E sempre vamos precisar. Então não existe auto ajudo. Existe sim em ajudarmos uns aos outros promovendo felicidade, união, e até mesmo prosperidade.

    ResponderExcluir
  2. When ever any body wants to visit jaipur then that time he or she come, here is comfortable budget price rooms available in this hotel, when ever any body visits jaipur that time you will found very comfortable budget price hotels in jaipur .


    Here is available different types hotel packages in jaipur apart from this you will find here rajasthan hospitality in jaipur.


    Hotelmeenakshi.in is the best discount hotels in Jaipur India. Apart from this it has online booking services facility now these days Online hotel booking in India is very easy. Book your favorite hotel in Jaipur online now.


    Hotels  meenakshi palace is a comfortable budget hotel in Jaipur  providing round the clock room service and the best in Jaipur hotels. The  hotel  is a economy hotel in jaipur .


    We offer Best 3 star Hotel, 3 Star Hotels in Jaipur, Luxury Hotel in Jaipur,  budget hotels in Jaipur, Lonely Planet 3 star Hotel, Railway Station Hotel jaipur. And many facility which is related hotel and hospitality industries.

    ResponderExcluir